Fechar
Buscar no Site

Ricardo Cappelli é nomeado interventor federal no DF indicado por Lula

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como interventor federal no Distrito Federal. Cappelli é jornalista e especialista em administração pública e já ocupou diversos cargos nos três níveis de governo, além de ter sido presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Segundo o presidente Lula, o objetivo da intervenção é “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos”. O decreto é uma resposta ao ato deste domingo, quando a Praça dos Três Poderes foi tomada por bolsonaristas radicais que invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, pedindo intervenção das Forças Armadas e a prisão de Lula. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro chegaram até o terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete do presidente da República.

Lula afirmou que “é preciso que essa gente seja punida de forma exemplar, de forma que ninguém nunca mais ouse, com a bandeira nacional nas contas, ou com a camiseta da seleção brasileira, para se fingirem de nacionalistas, de brasileiros, façam o que eles fizeram hoje”. Ele comparou os invasores com nazistas e fascistas e disse que o governo vai identificar e responsabilizar todos os responsáveis, inclusive quem financiou os atos. “Vamos descobrir quem foram os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e pagarão com a força da lei por esse gesto antidemocrático.”

Nascido em 1972, Cappeli formou-se em jornalismo pela Unieuro e presidiu a UNE de 1997 a 1999. Começou sua passagem pelo serviço público em 2000, quando foi coordenador especial de Políticas Públicas para Juventude do governo do Rio de Janeiro. Em 2003, no início do primeiro governo Lula, foi nomeado diretor do Departamento de Esporte Universitário do Ministério do Esporte.

Em 2005, foi para a prefeitura de Nova Iguaçu, onde ocupou o cargo de secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Em 2009, voltou ao Ministério do Esporte, primeiro como diretor do departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte e depois como Secretário Nacional de Esporte. Nesse período, fez uma pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Quando Flávio Dino assumiu o governo do Maranhão, em 2015, Cappelli foi nomeado secretário representação da administração estadual em Brasília. Em 2021, passou a ser secretário de Comunicação, cargo que ocupou até dezembro.

Cappelli foi filiado durante mais de 20 anos ao PCdoB, mas anunciou a desfiliação do partido em 2021, quando Dino também deixou o partido.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens