A revoada de coronéis
O blog do jornalista Hebertt Morais denunciou, esta semana, que o atual comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel QOPM Aldimar Zanoni Porto, no apagar das luzes, resolveu abrir inscrições para o processo seletivo com vistas a selecionar Policiais Militares para o Curso de Extensão para Oficiais e Praças, o qual será realizado na Academia Coronel Walterler (ACW), do Estado do Rio Grande do Norte.
O Curso terá início já no próximo dia 22 de dezembro de 2014. Na prática, uma manobra infantil que só trará desgastes e prejuízos para a sociedade.
Veja: apesar do Edital do Curso de Extensão para Oficiais e Praças estabelecer 12 vagas para Coronéis e Tenentes Coronéis, o processo de indicação não será por antiguidade, e, sim, por “poder discricionário” do Comandante Geral. Imagine quem vão ser os escolhidos.
Outro ponto a ser questionado, e esse me parece mais grave ainda, é que a legislação estabelece que para curso acima de 1 ano (o Curso será de 2 anos) o PM permanecerá na ativa por mais 3 anos, após o termino do curso. Ora, alguns coronéis que estão indo fazer o Curso terão completado seus oitos anos de coronéis em 2016, portanto, automaticamente passarão para reserva remunerada de acordo com a atual legislação. PORTANTO, NÃO VÃO CUMPRIR ESSA NORMA DA LEGISLAÇÃO NUNCA. Sinceramente, cheira a deboche para com a sociedade. Um acinte.
Agora, veja que situação: a sociedade pega o cidadão civil, paga todas as despesas dele até formá-lo em coronel, posto máximo da Corporação, e, no momento em que ela mais precisa dele, ele simplesmente resolve fazer uma espécie de “veraneio” em outro estado e quando voltar não irá mais prestar serviços à população. Pior, ainda tendo próximo a dez (10) mil reais de acréscimo por mês em seu contracheque.
Além de tudo isso, ainda, poderemos ter uma situação desconfortante: muito provavelmente, estarão participando do Curso, a partir do dia 22 de dezembro de 2014 (que data para se iniciar um curso, hein?!), o atual Comandante Geral, o Sub Comandante e o Sub- Chefe do EMG, os quais estarão afastados das suas atuais funções. Neste caso, quem irão substituí-los no período de 22 a 31 de dezembro de 2014, quando termina o mandato do atual Comando?
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.