Fechar
Buscar no Site

Rafael Leitão viaja para disputar Copa do Mundo

XADREZ

Divulgação

No próximo domingo, 06 de setembro, o grande mestre internacional de xadrez, o maranhense Rafael Leitão, embarca de São Luís rumo à cidade de Baku, no Azerbaijão, onde acontecerá a Copa do Mundo de Xadrez 2015.

O enxadrista, que é o atual número 1 do Brasil e heptacampeão brasileiro da modalidade, conta com o apoio da Prefeitura de São Luís e da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX na sua empreitada.

O torneio, que terá a presença dos grandes nomes do xadrez mundial, tem o formato eliminatório. Serão duas partidas em ritmo normal e no terceiro dia ocorre, se for o caso, o desempate com partidas em ritmo mais acelerado, de duas em duas, até que um dos jogadores tenha a vantagem definitiva. Lembrando que no xadrez a vitória vale 1 ponto e o empate vale 0,5 ponto.

O primeiro confronto de Leitão, já no dia 11 de setembro, é contra ninguém menos que a melhor jogadora feminina de xadrez, a garota prodígio chinesa Hou Yifan. Caso vença a melhor enxadrista da atualidade, há grande probabilidade de que o maranhense enfrente o Top 20 mundial Shakhriyar Mamedyarov, que jogará na sua terra natal.

Rafael Leitão é o brasileiro com a melhor colocação na história das Copas do Mundo de Xadrez, chegando às oitavas de final no ano de 2000, no torneio que aconteceu em Nova Delhi, na Índia.

“Participar da Copa do Mundo de Xadrez é o sonho de todo enxadrista, pois estamos enfrentando a nata do xadrez mundial. São partidas muito interessantes contra adversários de alto nível. Estou muito motivado para mais esse desafio e espero trazer um grande resultado para o xadrez brasileiro, disse Rafael Leitão”.

Gostaria de fazer um agradecimento especial à Prefeitura de São Luís e à Confederação Brasileira de Xadrez pelo apoio que recebi para participar desse importante torneio e pedir a torcida de todos mais uma vez”, concluiu Rafael.

O outro representante nacional será GM catarinense Alexandr Fier, nº 2 no ranking nacional, que atualmente mora em Tiblisi, na Geórgia. O primeiro adversário de Fier será o forte grande mestre peruano Júlio Granda.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens