Fechar
Buscar no Site

Quanto VALE a pobreza do Maranhão?

Dep Weverton Rocha (2)

Por Weverton Rocha*

Uma empresa de mais de 1,7 TRILHÃO de reais*. Essa é a reserva da Vale, empresa que é maior mineradora do mundo, mesmo com todos as qualidades para impulsionar um Brasil que precisa de investimentos, a Vale deixa apenas um rastro de pobreza e desrespeito pelos municípios onde passa com sua estrada de ferro. São 892 quilômetros de medo rasgando o Maranhão.

Desde a sua privatização/doação, mais um fruto da “privataria tucana”, a Vale tem perdido seu principio de empresa genuinamente brasileira e fincado as garras apenas no lucro pelo lucro. Tanto que hoje não há um trabalho mais efetivo de relacionamento com a população. A privatização faz com que seja internacionalizado além da Carajás, o Porto do Itaqui, a Baía de São Marcos e até a Amazônia.

Hoje 23 municípios do Maranhão são impactados diretamente pelas ações da Mineradora Vale e a Estrada de Ferro Carajás, as prefeituras se organizaram em um consórcio para que sejam estabelecidos canais de comunicação, e principalmente de sensibilização, façam com que o gigante deixe algo além de mortes e resíduo de minério de ferro extraído do Pará.

Os municípios integrantes do Comefc são Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São Luís, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.

Aos prefeitos que compõe a Comefc podem contar com minha ajuda nas comissões que integro na Câmara Federal. Solicitarei Audiências Públicas junto aos meus companheiros de luta, tanto na Comissão de Desenvolvimento Urbano quanto na Comissão de Integração Nacional e Amazônia, para que a Vale saia dessa posição de empáfia e venha dialogar com o povo maranhense.

Não podemos deixar que os índices de desenvolvimento humano desses municípios piorem, e com essa postura o que esperar da duplicação da ferrovia que vem aí? Mais 625 quilômetros de descaso? É urgente que a Vale discuta com a população sobre compensações sociais e ambientais, que seja investido na saúde, educação e geração de renda nestes municípios.

Juntos somos fortes.

* Weverton Rocha é administrador e Deputado Federal (PDT-MA)

** Dados de 2008

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens