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Projetos para desenvolver o Maranhão

Por Vinícius Adriano Metz
Arquiteto e Urbanista

FERROVIA ATÉ O PORTO DE TURIAÇU

Acredito ser viável uma ferrovia saindo de Alto Alegre do Pindaré, cruzando o Rio Pindaré, passando por fora de terras indígenas, contornando a Baixada Maranhense e a BR-316, chegando a Turiaçu, no novo porto de águas profundas de lá.

Percurso com cerca de 240 km. Metade do percurso da extensão da Norte-Sul até Vila do Conde no Pará (400 km em linha reta).

O Maranhão será o Grande Portal Logístico do Norte/Nordeste.

Formação de novo Polo de Agronegócio do Boi e do Milho. Se instalarão cooperativas do Centro-Sul do país com capacidade para construir silos e terminais de transbordo.

Santa Inês será o Nó Intermodal do complexo. Reunirá um grande Porto Seco, funcionará como retro-área para os portos (Itaqui já não tem espaço).

Rodovias terão de ser concedidas para iniciativa privada e duplicadas.

Haverá ainda um Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros. Também funcionará como alternativa para São Luís.

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