Projetos para desenvolver o Maranhão
Por Vinícius Adriano Metz
Arquiteto e Urbanista
FERROVIA ATÉ O PORTO DE TURIAÇU
Acredito ser viável uma ferrovia saindo de Alto Alegre do Pindaré, cruzando o Rio Pindaré, passando por fora de terras indígenas, contornando a Baixada Maranhense e a BR-316, chegando a Turiaçu, no novo porto de águas profundas de lá.
Percurso com cerca de 240 km. Metade do percurso da extensão da Norte-Sul até Vila do Conde no Pará (400 km em linha reta).
O Maranhão será o Grande Portal Logístico do Norte/Nordeste.
Formação de novo Polo de Agronegócio do Boi e do Milho. Se instalarão cooperativas do Centro-Sul do país com capacidade para construir silos e terminais de transbordo.
Santa Inês será o Nó Intermodal do complexo. Reunirá um grande Porto Seco, funcionará como retro-área para os portos (Itaqui já não tem espaço).
Rodovias terão de ser concedidas para iniciativa privada e duplicadas.
Haverá ainda um Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros. Também funcionará como alternativa para São Luís.
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