Projeto Participação Popular em Governança Solidária faz treinamento
O Instituto Superior de Educação Continuada (ISEC) iniciou terça-feira (15) um ciclo de treinamentos com colaboradores do projeto “Participação Popular em Governança Solidária e Orçamento Participativo”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Extraordinária de Governança Solidária e Orçamento Participativo (SEMGOP). A iniciativa visa aprimorar os conhecimentos dos participantes para o atendimento às comunidades de São Luís, buscando sempre maior interação social em um novo modelo de gestão participativa.
A primeira etapa do ciclo de treinamentos foi realizada de terça a sexta-feira e teve como foco o trabalho social que será desenvolvido nas comunidades de São Luís por meio do projeto “Participação Popular em Governança Solidária e Orçamento Participativo”. Com ele, a SEMGOP pretende promover um ambiente social de diálogo e cooperação com alto nível de democracia e conectividade, estimulando a construção de rede de parcerias entre todos os setores da sociedade ludovicense para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Na próxima etapa, os colaboradores participarão de cursos de capacitação para áreas específicas. No primeiro deles, o foco será o levantamento de informações de cada comunidade por meio de pesquisas. Com os dados coletados a SEMGOP vai desenvolver diversas ações, sempre com o intuito de estimular a participação popular no processo de gestão pública.
“Os participantes do treinamento são pessoas que já têm vivência comunitária, então nosso objetivo é aprimorar essa experiência para que possam desenvolver com maior eficiência o trabalho social previsto no projeto. Queremos formar mobilizadores sociais capazes de causar uma mudança social por meio da participação popular”, destacou a professora Soraia Zimmermann, uma das coordenadoras do ISEC.
A primeira etapa do treinamento foi ministrada pela professora Marília Bogéa, mestranda em Educação com experiência em capacitação profissional. Ela informou que todo o conhecimento repassado aos colaboradores objetiva a excelência do atendimento que eles prestarão às comunidades onde irão atuar, no desenvolvimento do projeto da SEMGOP.
“Discorremos sobre temas como os conflitos e a postura correta no atendimento, a necessidade da competência profissional e técnica, as formas de abordagem, a adequação da comunicação ao meio, a motivação e a interação social. Questões fundamentais para o sucesso desse relacionamento que será estabelecido com as comunidades”, concluiu ela.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.