Primeiro patrão de Aécio, Sarney cultiva uma velha e sólida amizade com o tucano
O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) mantém, ao longo dos anos, uma sólida amizade com o ex-senador José Sarney (PMDB). No aniversário do político maranhense, comemorado no último dia 24, Aécio fez questão de comparecer e tirar fotos ao lado do velho amigo. Presentes também o aliado de primeira hora, Michel Temer e a filha Roseana.
Aécio está no centro de um escândalo de corrupção. Os donos e executivos da JBS contam que o senador tucano recebeu em 2014 valores próximos a 63 milhões de reais para defender interesses da J&F, a holding da qual faz parte a JBS. Aécio ajudaria, por exemplo, a liberar créditos de ICMS devidos à empresa. Joesley Batista cita ainda o repasse de 2 milhões ao tucano “em razão da aprovação da lei de abuso de autoridade e anistia ao caixa dois”.
As denúncias contra Aécio não devem afetar sua amizade com José Sarney. Os dois cultivam um excelente relacionamento pessoal e político.
Na última eleição presidencial, por exemplo, José Sarney chegou à sala de votação com o terno enfeitado com adesivos da presidente Dilma Rousseff, mas apertou nas urnas o número 45, de Aécio. Mesmo se declarando aliado de Dilma, Sarney votou em Aécio em um gesto de fidelidade à amizade que mantém com o senador mineiro.
Vale lembrar que a ligação entre Sarney e Neves vem de família.
Sarney foi vice de Tancredo Neves, avô de Aécio. Com a morte do presidente mineiro antes de tomar posse, Sarney exerceu o mandato presidencial.
Antes da missa de 30o. dia de Tancredo, no dia 14 de maio de 1985, o Diário Oficial da União publicava decreto do então presidente José Sarney nomeando um jovem recém-formado de 25 anos para Diretor de Loterias da Caixa Econômica Federal. Era Aécio Neves.
De lá para cá o vínculo entre Aécio e Sarney só se fortaleceu, embora o ex-senador maranhense não tenha dado até agora nenhuma declaração em apoio ao amigo tucano.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.