Presidente do Instituto Rui Barbosa visita TCE/MA
A atuação das cortes de contas no país e as perspectivas para o aprimoramento do controle externo, bem como a agenda acadêmica do Instituto Rui Barbosa para este ano, foram alguns dos assuntos que permearam a visita do presidente do IRB e também do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvecio, ao Tribunal de Contas do Maranhão. O conselheiro mineiro foi recebido pelo presidente do TCE/MA, Jorge Pavão, em encontro do qual também participaram os conselheiros Caldas Furtado, Álvaro César, Nonato Lago, Edmar Cutrim, Raimundo Oliveira, Melquizedeque Nava Neto, Osmário Guimarães e os procuradores de contas Jairo Cavalcante e Flávia Gonzalez.
Em São Luís também como convidado para ministrar uma palestra nesta sexta (26/02) no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, Sebastião Helvecio considerou oportuna a visita à corte de contas maranhense. “Nosso diálogo com o Tribunal de Contas do Maranhão é exatamente no sentido de estreitar cada vez mais os laços deste tribunal – que já tem apresentado vários trabalhos para o sistema de controle externo, com o Instituto Rui Barbosa”, destacou.
De acordo com ele, uma das principais pautas discutidas na reunião “foi a agenda acadêmica deste ano do instituto com as jornadas científicas, que também pretendemos realizar aqui no TCE do Maranhão. É um evento em que o tribunal escolhe um determinado tema que deva ser aprofundado, e nós trazemos a equipe do IRB para capacitar os participantes. O seminário é filmado na íntegra e essa videoaula passa a integrar a biblioteca do instituto e também é compartilhada com todos os tribunais de contas do país”.
Para o presidente do TCE/MA, Jorge Pavão, a visita do conselheiro Sebastião Helvecio foi também uma oportunidade para troca de experiências. Ele considerou importante a realização de um das etapas das jornadas científicas na corte de contas maranhense, como forma de aprimoramento dos técnicos do tribunal em favor da sociedade, que anseia pela boa destinação das verbas públicas.
Na ocasião, o presidente do IRB também aproveitou para convidar Jorge Pavão e os demais conselheiros a se fazerem presentes nas solenidades de posses das diretorias do Instituto Rui Barbosa e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que acontecerão na próxima semana em Brasília.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.