Prefeitura retoma Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento
Em mais um ato de compromisso da atual gestão com o setor produtivo, o Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (Cinpra) foi reativado durante solenidade concorrida realizada nesta quarta-feira (08), no auditório Reis Perdigão, no Palácio de La Ravardière.
O Consórcio tem a função de oferecer aos municípios conhecimentos tecnológicos e científicos em favor da promoção do meio rural. O evento iniciou com a eleição da nova diretoria do Cinpra, formada por chapa única, onde foram eleitos como presidente Roberto Rocha, vice-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (1º vice-presidente), prefeito de São Luís, Léo Costa (2º vice-presidente – cargo que não existia e foi criado), prefeito de Barreirinhas, e Júnior Lobo (reconduzido ao posto de diretor-executivo). Na sequência ocorreu a posse dos novos membros do consórcio, que vão exercer um mandato de dois anos.
“É um momento histórico para nós retomarmos esse consórcio, um marco dessa administração, de modo que damos um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da população rural”, disse Edivaldo Holanda Júnior, ao ressaltar que essas ações serão prioridade na pauta de políticas públicas do governo.
Fundado em 1997, pelo ex-prefeito Jackson Lago, o Consórcio estava inerte. O Cinpra é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega municípios maranhenses com o objetivo comum de participar do desenvolvimento sustentável do mundo rural, com reflexos positivos sobre a distensão social e maior equilíbrio das cidades dentro de sua região.
“Estaremos todos unidos com o escopo de oferecer da melhor maneira possível conhecimento tecnológico e assistência técnica às famílias rurais ludovicenses, promovendo assim geração de emprego e renda”, reiterou o prefeito Edivaldo, que fez questão de reconhecer o empenho do vice-prefeito, Roberto Rocha na retomada do Cinpra.
O Consórcio, nesse primeiro momento, é formado por oito municípios: São Luís, Barreirinhas, Alcântara, Axixá, Humberto de Campos, Morros, Icatu e Rosário. Entre as metas principais a serem implementadas, destacam-se a municipalização da agricultura, cooperação intermunicipal e profissionalização/capacitação de jovens.
Para o presidente eleito do Consórcio, Roberto Rocha, esta será uma ferramenta de grande valor como forma de impulsionar o desenvolvimento do Estado. “Trata-se de uma ação pioneira, que foi idealizada na década de 90 com o então prefeito Jackson Lago e o Léo Costa, que era o secretário de Agricultura. Agora, nesse governo que inicia, com o apoio do prefeito Edivaldo, eleito pela ampla vontade popular, o consórcio renasce”, disse.
No seu discurso de posse, Rocha declarou inconcebível que 90% dos produtos consumidos na capital sejam importados. “Não só São Luís, mas o Maranhão como um todo não tem capacidade sequer de produzir o que consome”, lamentou. O vice-prefeito de São Luís pontuou que no estado dois terços da população economicamente ativa depende do setor primário. “Não se pode pensar em apenas desenvolvimento econômico, mas que esteja atrelado a inclusão social e o respeito ao meio ambiente”, acrescentou.
Já o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, num pronunciamento bastante emocionado, ressaltou que São Luís é formada por vários pólos agrícolas. “O Maranhão é dominado pela dinâmica rural, 90% das cidades do estado são rurais. A atitude do prefeito Edivaldo em dar apoio ao renascimento desse consórcio é civilizatório, pois nós fomos eleitos justamente para isso, para reescrever a história e abrir novas fronteiras”, engrandeceu Costa, lembrando a atual situação dos agricultores maranhenses.
Um dos primeiros atos da diretoria do Cinpra será constituído de uma agenda de articulação dos municípios em favor do acesso ao conhecimento científico e tecnológico para a atividade rural. “Hoje é um dia histórico para as famílias de produtores rurais tendo em vista essa política de promoção da agricultura”, afirmou o diretor executivo do Cinpra, Júnior Lobo.
Prestigiaram a solenidade os prefeitos Rochinha (Balsas) e Beto Pixuta (Matinha), o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto e o vice-prefeito de Pinheiro, César Soares; Ronald Damasceno (Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil – Conaci), que elogiou a volta da funcionalidade do Cinpra, e ainda representantes das cidades de Monção, Pindaré, Alcântara, Igarapé do Meio e Riachão. O ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, os secretários municipais Márcio Jerry (Comunicação), Rodrigo Marques (Governo), Marcelo Coelho (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e o assessor especial Ted Lago também acompanharam a cerimônia. Participaram ainda o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, o superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, superintende da Codevasf-MA, João Martins, além de representantes do IFMA e outras instituições.
Sobre o Cinpra
O Cinpra recebeu premiações pela Fundação Getúlio Vargas, Fundação Ford e BNDES, que conferiram à instituição por duas vezes o Prêmio Gestão Pública e Cidadania. O Consórcio foi uma das duas instituições convidadas pelo evento para representar o Brasil no X Congresso Latino-Americano de Administração Pública, realizado em Santiago, no Chile, em 2005.
Inicialmente, o Consórcio de Produção, dirigido pela Prefeitura de São Luís, construiu parcerias com os centros de excelência no segmento produtivo, como Embrapa, Sebrae, Senar e as secretarias municipais de agricultura.
Durante a última gestão da Prefeitura, o município de São Luís foi praticamente retirado do Consórcio, comprometendo todas as suas ações e a consolidação de um plano operativo que previa a extensão e replicação dos programas de apoio direto às secretarias municipais de agricultura. Após a eleição de Edivaldo Holanda Júnior e Roberto Rocha, como prefeito e vice-prefeito respectivamente, o diálogo com o Consórcio foi reaberto e São Luís aceitou o desafio de voltar a sediar o Consórcio.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.