Prefeitura promove mutirão da catarata em Ribamar
Cirurgias gratuitas continuarão sendo realizadas durante todo este mês de julho, sempre as terças-feiras, no Hospital Municipal.
A Prefeitura de São José de Ribamar continuará realizando durante todo este mês de julho o mutirão de cirurgia eletiva de catarata, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e que é direcionada para pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos – pacientes do Sistema Único de Saúde – e que visa melhorar o atendimento de média complexidade, ampliando a oferta gratuita deste tipo de serviço no município.
A triagem dos pacientes está sendo feita sempre as terças-feiras, a partir das 14h, na Unidade Básica de Saúde da Vila Cafeteira, localizada na região das Vilas de São José de Ribamar, e no Hospital Municipal, situado na Sede da cidade.
As cirurgias gratuitas são realizadas somente no Hospital Municipal. Para participar da triagem e verificar se, de fato, precisa se submeter ao procedimento cirúrgico simples e gratuito a pessoa deve apresentar a xerox da carteira de identidade e o cartão do SUS.
Até o momento, cerca de 100 cirurgias gratuitas já foram realizadas, todas com sucesso, e o objetivo da administração do prefeito Gil Cutrim é encerrar o mês de julho com o total de 239 procedimentos cirúrgicos especializados.
“É uma iniciativa muito boa da prefeitura porque nos dá a oportunidade de realizar a cirurgia e ter uma vida com muito mais qualidade”, afirmou o aposentado Raimundo Nonato Lima, morador da Vila Cafeteira, que realizou a cirurgia nesta terça-feira (16).
Avaliação semelhante fez a também aposentada Iranilde Veras, moradora do bairro J.Câmara, que também se submeteu a cirurgia. “São ações como esta, direcionadas para quem mais precisa, que fazem com que a saúde de nossa cidade fique cada vez melhor”, disse.
A cirurgia de catarata é simples. Ela é indicada quando a diminuição visual interfere nas atividades normais do paciente, gerando uma pior qualidade de vida. Uma outra indicação para sua extração é quando a mesma está ocasionando um aumento na pressão intra-ocular do paciente.
A catarata é uma doença marcada pelo embaçamento de uma parte do olho, o cristalino, que funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando fica totalmente embaçado pode ocorrer cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos e costuma deixar a pessoa cega aos poucos, sendo que a única forma do paciente voltar a enxergar é através do tratamento cirúrgico.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.