Prefeitura presta mais de 500 atendimentos em ação social no Jaracati
Mais de 500 moradores do bairro do Jaracati entre crianças, adolescentes, adultos e idosos foram atendidos neste sábado (13), durante realização de ação social pela Prefeitura de São Luís na Unidade de Ensino Básico Pedro Marcosini Bertol. A iniciativa foi acertada na semana passada durante a mesa de negociação entre Prefeitura e comunidade do Jaracati, intermediada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, para encaminhamento de demandas da Rua Santa Tereza.
Coordenada pelo assessor especial da Prefeitura para assuntos de Habitação, Geraldo Castro Sobrinho, a ação social ofereceu serviços na área de saúde, assistência jurídica e de lazer para crianças e adolescentes do bairro.
A procuradora de Justiça, Themis Carvalho, e a promotora de Saúde, Graça Mafra, participaram da ação proferindo palestra sobre segurança, saúde e drogas. Os vereadores Honorato Fernandes (PT), líder do governo na Câmara Municipal, e Estevão Aragão (PPS), prestigiaram a iniciativa.
“Essa ação segue determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de garantir a oferta de serviços aos moradores da comunidade do Jaracati. A Prefeitura está realizando um diagnóstico minucioso no bairro, indo de casa em casa para refazer o diagnóstico social e montagem de uma grade de cursos que atenderão às necessidades de geração de emprego e renda”, afirmou Geraldo Castro.
Através de parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), o assessor Geraldo Castro garantiu que 100 moradores do bairro Jaracati participem de cursos de qualificação profissional. As inscrições foram realizadas no local, sob supervisão da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO). Segundo Herberth Ribeiro Correia, da CAO, após a qualificação os trabalhadores serão absorvidos pela empresa que retomar as obras da rua Santa Tereza, financiada pelo PAC em convênio com a prefeitura.
Para a aposentada Joana Pacheco, moradora há 16 anos da rua Santa Tereza, a aproximação de serviços da comunidade é uma lembrança distante. “Faz tanto tempo que não lembro mais o que foi oferecido. Nesse tempo nem pudemos contar com o atendimento médico. Hoje fui atendida tão rápido e ainda perto de casa”, disse dona Joana Pacheco. Ela elogiou principalmente o encaminhamento do serviço de saúde, segundo sua avaliação, de uma rapidez jamais imaginada pelas pessoas da comunidade.
Além do atendimento de serviços básicos de saúde, os moradores contaram com a expedição de carteiras do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 50 pessoas se inscreveram solicitando o documento exigido pelo Ministério da Saúde para atendimento médico de toda natureza. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai manter o serviço no local durante toda a semana.
A diretora adjunta da UEB Pedro Marcosine Bertol, Adriana Cantanhede, considerou importante a ação social como valorização da escola e uma oportunidade a aproximação com a família dos alunos. A unidade escolar funciona em dois turnos atendendo cerca de 250 crianças e adolescentes.
“Eles lembram que a última vez que estiveram na escola para ação deste tipo foi há cerca de quatro anos, assim mesmo sem os serviços que estamos oferecendo”, avaliou a professora. Além das ações de saúde, a comunidade contou com a orientação jurídica do advogado Athos Alvim, voluntário que deu início a encaminhamento de ações sobre direitos trabalhistas e previdenciário para moradores do Jaracati.
O tambor de crioula do Ponto de Cultura Floresta Criativa, do Mestre Apolônio, marcou presença como atração cultural da ação. Para Nadir Cruz, coordenadora do Ponto, a participação de grupos com raízes culturais reforça o papel que a cultura desempenha nas comunidades carentes. “Reunimos mestres como Balbino, adolescentes e crianças para dar continuidade a uma tradição ao mesmo tempo em que desempenhamos nosso papel de fomentador da integração sócio-cultural na comunidade”, disse Nadir Cruz. Para ela, o intercâmbio com a comunidade contribui para redução de violência e eleva o grau de cidadania.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.