Prefeitura empossa novos conselheiros municipais
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), empossou na manhã desta quinta-feira (6) 72 novos conselheiros municipais de saúde, sendo 36 titulares e outros 36 reservas, que ocuparão os cargos nos próximos dois anos. A solenidade foi realizada no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.
O secretário municipal de Governo, Rodrigo Marques, representou o prefeito Edivaldo e assinou o decreto de posse dos novos conselheiros. Na abertura da solenidade, o secretário destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na Semus. “Em nome do prefeito Edivaldo, quero parabenizar a secretária Helena [Duailibe] pelo seu trabalho incansável em prol da saúde pública de São Luís”, destacou.
Ao fazer uso da palavra, a secretária municipal de Saúde, e atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforçou a importância do trabalho dos novos conselheiros. “Os conselheiros são responsáveis, dentre outras atribuições, pelo acompanhamento das políticas públicas voltadas à saúde. Portanto, é uma função de suma importância, que conta com a colaboração de pessoas que lutam incessantemente pela melhoria deste setor na cidade. Vamos consolidar a transformação na saúde em São Luís”, informou.
Após a posse dos novos conselheiros municipais, na próxima segunda-feira (10) será realizada a eleição da nova mesa-diretora para os cargos de vice-presidente, secretário e vice-secretário do Conselho Municipal de Saúde. O Conselho tem como uma das atribuições mais importantes aprovar o orçamento da saúde. Ele é composto por representantes de usuários, entidades de trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços no setor.
Para ocupar os cargos, os conselheiros são indicados pelas entidades às quais são filiados e não recebem remuneração. Um dos conselheiros municipais de saúde mais experientes é Antonio Pereira da Silva, 68 anos, que foi empossado novamente para a função. “É de suma importância zelar pela saúde e, portanto, será uma grande responsabilidade lutar pelos direitos da saúde da população”, destacou.
Também estiveram presentes à posse dos novos conselheiros municipais a secretária adjunta da Semus, Sílvia Viana; o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Rosa; a representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Taurina de Jesus Silva; e o coordenador do Fórum das Pessoas com Deficiência e Patologia, Antônio Nunes Farias.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.