Prefeitura e vereadores Honorato e Marquinhos dialogam com lideranças da Vila Luizão sobre transporte público
Uma reunião nesta segunda-feira (15), entre representantes da Prefeitura de São Luís e lideranças comunitárias da Vila Luizão, buscou estratégias para o trânsito e transporte da região e áreas adjacentes. O encontro aconteceu em resposta a reivindicações pacíficas realizadas por moradores nesta manhã.
A secretária de Trânsito e Transportes (SMTT), Myrian Aguiar, afirmou que a atual administração conhece as dificuldades herdadas existentes no transporte público ludovicense, e que está trabalhando para solucionar de forma eficaz os problemas enfrentados em toda a capital. “Estamos em processo licitatório, trabalhando com todo o amparo legal, para iniciarmos ações emergenciais neste primeiro semestre de 2012”, afirmou.
O vereador Honorato Fernandes (PT), líder do governo na Câmara Municipal, mediou o encontro e reafirmou o compromisso da atual gestão em dialogar com a população e buscar parcerias. “Essa busca é legítima e é através das conversas com o povo que chegaremos ao melhor acordo para o bem de São Luís”, ressaltou. O vereador Marquinhos (PRB) também participou das conversas e colaborou nas tratativas no sentido de atender as demandas da comunidade.
A reunião foi acompanhada pelos secretários Márcio Jerry (Comunicação) e Osmar Filho (Articulação Política).
Segundo o líder comunitário Henrique Pereira, presidente do Grupo Ação e Renovação Popular (Garp), as manifestações reivindicam a criação de novos abrigos para ônibus, ampliação da frota com acessibilidade, demarcação de pontos de ônibus nos itinerários das linhas já existentes, retirada de circulação de ônibus sucateados, redução do tempo de espera e criação de ponto final dentro da Vila Luizão. “Estamos pedindo o que a comunidade mais precisa. Os ônibus são velhos e vivem superlotados. Queremos mais conforto”, disse.
Durante a manifestação, ônibus que circulam na Divineia, Sol e Mar, Vila Luizão, Santa Rosa e Habitacional Turu foram paralisados na avenida Principal de acesso à Vila Luizão. Não houve negociações prévias com a gestão atual da Secretaria de Trânsito e Transporte antes da manifestação.
AÇÕES
Durante o encontro, a secretária de Trânsito e Transporte afirmou que a partir desta terça-feira (16) equipes da SMTT irão iniciar trabalhos de fiscalização nas garagens de empresas de ônibus no bairro para não permitir que veículos sucateados e sem condições para circular cumpram itinerário. Foi estabelecido, ainda, o levantamento de informações sobre a viabilidade de aumento da frota e criação de novas linhas na região, no prazo de 10 dias.
Na próxima semana, representantes comunitários se reunirão novamente com a secretária Myrian Aguiar para discutir os resultados obtidos no levantamento e debater as estratégias a serem implantadas na Vila Luizão e adjacências. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) dará início, ainda, a ações de limpeza urbana, iluminação pública e tapa-buracos na Vila Luizão, como cumprimento da meta de revitalização das ruas e bairros de toda a capital.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.