Prefeitura de São Luís lança marca turística e Plano de Marketing na Feira das Américas
A Prefeitura de São Luís lançou, oficialmente, no estande da capital maranhense na Feira das Américas – ABAV, no Rio de Janeiro, a marca turística e o Plano de Marketing intitulado “Plano São Luís – Promovendo a Cidade”, cujo objetivo é posicionar o destino turístico no mercado nacional. Aproximadamente 300 pessoas puderam conhecer o conceito criativo da marca turística e as diretrizes e desafios do Plano de Marketing que pretende atrair mais turistas à cidade até 2016.
“Diagnosticamos os mercados prioritários e desenvolvemos novas estratégias e produtos turísticos. Não queremos apenas vender São Luís como porta de entrada dos Lençóis Maranhenses e como um destino do Nordeste, mas também do Norte. Queremos destacar aspectos culturais, históricos e gastronômicos da capital”, pontuou o secretário de Turismo de São Luís, Liviomar Macatrão, durante o evento.
Criado para orientar todo o setor turístico do município e do Brasil, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Implementação de Marketing Turístico foi desenvolvido pelo Consórcio Máquina da Notícia – Chias Marketing e conta com metas que preveem um aumento de 6% ao ano no número de turistas que visitam a cidade, chegando a 2,2 milhões até 2016. O plano define, ainda, como meta, o incremento de 20% ao ano do uso das estruturas hoteleiras da capital do Maranhão que, em 2012, completa 400 anos.
Durante a solenidade, o secretário Liviomar Macatrão presenteou o presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Flávio Dino, também maranhense, e o secretário de Turismo do Estado do Maranhão, Jura Filho, com um exemplar de luxo da marca turística de São Luís. Eles prestigiaram o lançamento da marca e do Plano, no estande da Prefeitura.
Na ocasião, Flávio Dino parabenizou a ação e destacou a importância do Plano para o turismo de São Luís. “Estamos vivendo um momento que demanda este tipo de atuação, tanto pelos 400 anos da cidade, comemorados no ano que vem, quanto pela grande exposição mundial do país”, declarou o presidente da Embratur.
O Plano “São Luís – Promovendo a cidade” conta com ações que incluem divulgação promocional, sensibilização da cadeia produtiva de São Luís e promoção nos principais mercados emissores. Dividido em três macroprogramas – Identidade turística, Sensibilização e Promoção e Monitoramento – a proposta apresenta ao mercado nacional também a marca turística do destino São Luís, criada pela agência carioca de design Tecnopop, a partir de uma concorrência nacional aberta voltada para designers e diretores de arte de todo o Brasil, promovida pela Prefeitura de São Luís no último ano.
“A Marca São Luís chega para mostrar que somos um destino turístico competitivo, mais dinâmico, eficaz e moderno, pronto para receber os mais variados tipos de turistas”, completou Macatrão.
Novos voos – A malha aérea de São Luís contará com um incremento nos próximos dias, com a chegada de um novo voo da companhia aérea Azul, a partir do dia 28 de outubro, ligando São Luís ao Recife. “Estamos estudando uma nova operação com a companhia para Salvador e estamos, também, negociando um voo para atender ao mercado internacional, ligando Itália, Portugal e São Luís”, revelou Liviomar.
São Luís dispõe de voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Teresina e Belém.
Estande São Luís – Localizado ao lado do estande do Maranhão, no Pavilhão 3 da Feira das Américas – ABAV, o estande de São Luís foi desenvolvido pela Tecnopop, criadora da marca São Luís, a partir de orientações determinadas pelo Consórcio Máquina da Notícia – Chias Marketing por meio do Plano “São Luís – Promovendo a cidade”.
O estande tem 60m² e conta com imagens exclusivas de produtos e segmentos turísticos da cidade de São Luís, além de aplicações criativas dos elementos da marca, criadas a partir de um conceito visual exclusivo para a ocasião.
Quem passa pelo estande de São Luís pode conhecer um pouco do melhor da cidade: sua cultura, riqueza histórica, patrimônio, identidade, gastronomia e artesanato, que proporcionam aos turistas uma experiência única. Entre as ações realizadas no estande estão: distribuição de brindes e de material promocional, orientações ao trade turístico e à imprensa, e degustação de iguarias da região, como o Guaraná Jesus e o doce de espécie.
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