Prefeitura de Santa Inês regulariza catadores de resíduos sólidos
A busca por melhorias para os catadores de resíduos sólidos em Santa Inês sempre foi uma prioridade da atual administração do município. Desde o inicio da gestão, em 2013, o diálogo com a classe foi estreitado via Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Saneamento Básico.
Depois de viabilizar transporte para os catadores se descolarem da sede para o aterro sanitário do município, localizado no Povoado Barradiço, a Prefeitura dá mais um passo para valorização destes trabalhadores que contribuem bastante para o processo de manutenção do meio ambiente por meio da seleção de resíduos sólidos que são direcionados à reciclagem. Desta vez, fomento e apoio logístico e técnico para criação da Associação de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos de Santa Inês.
A Assembleia Geral de criação da associação foi realizada na última quarta-feira, 27, no auditório da Prefeitura. Cerca de 70 catadores participaram da assembleia. Após leitura do Estatuto, foi criada a Diretoria formada por 12 pessoas, sendo 6 do Conselho Fiscal. Elas foram eleitas pela plenária após candidatura anunciada no evento.
Para o Presidente da Associação, Silvino Marques da Cruz, muito mais do que histórico, este é um momento de reconhecimento da categoria.
– “Por meio da associação, nós estamos regulamentados. Isso significa que teremos mais força junto à sociedade e ao Poder Público para aquisição de mais benefícios. Unidos seremos mais vistos” – enfatiza o Presidente da Associação.
Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Francisco de Melo, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente representa todo o trabalho do órgão no que diz respeito ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, contido na Lei 12.305/10.
– Nós sempre estivemos dando todo o suporte necessário para a categoria. Agora, após a criação da Associação – que foi uma escolha deles, ao invés de uma cooperativa – o próximo passo é providenciar a devida documentação. A organização e formalização deles foi um trabalho nosso. Pois devidamente organizada toda categoria se desenvolve mais – conclui Francisco de Melo.
Durante a Assembleia, todos os catadores tiveram o cartão de vacinação atualizado. A promoção da saúde da categoria também é uma preocupação da atual administração. O Departamento de Imunização de Santa Inês, inclusive, já esteve algumas vezes no próprio aterro para vacinar os catadores. No final do evento todos os catadores foram imunizados contra doenças infecto-contagiosas.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.