Prefeitos de oposição desmistificam ideia de que somente Luis Fernando foi bom gestor
Criou-se um mito de que somente o hoje secretário de Infraestrutura do governo Roseana Sarney, Luis Fernando Silva fez uma boa gestão no Maranhão, enquanto prefeito de São José de Ribamar. O clã Sarney utiliza-se exaustivamente dessa premissa para qualificar LF como um nome preparado para disputar o governo do Estado. Em contrapartida, os oligarcas agindo dessa maneira acabam desrespeitando todos os outros prefeitos maranhenses – a maioria aliados seus – como se estes fossem despreparados e incompetentes. Menospreza-os, humilha-os com isso. Tudo em nome do poder.
Evidente que Luis fez um bom trabalho em Ribamar. Para um município que carecia praticamente de investimentos em tudo, deixou a cidade balneária melhor do que quando recebeu. Entretanto, por hora é necessário desmistificar a ideia de que somente Luis é bom, o melhor de todos, o mais preparado, o gênio em gestão pública.
Tomemos como parâmetro para desfazer essa ação de marketing dois ex-prefeitos de oposição, Hilton Gonçalo (Santa Rita) e Deoclides Macedo (Porto Franco). O currículo da dupla é tão bom quanto o de Luis Fernando.
Para tanto, vieram a público provar, por A mais B, que foram excelentes gestores quando dirigiram seus municípios.
Hilton divulgou recentemente na imprensa que obteve melhores índices sociais na cidade que governou (Santa Rita) do que o pré-candidato ao governo pelo grupo Sarney, Luís Fernando em São José de Ribamar.
O ex-prefeito de Santa Rita pediu que fosse feito todo um estudo para que ele fosse comparado com a administração de Luís Fernando. Hilton ganhou em todos os aspectos do peemedebista.
Vejamos. O Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Rita passou de 0,446, em 2000, para 0,609 em 2010 – uma taxa de crescimento de 36,55%. Enquanto o de São José de Ribamar, de acordo com Hilton, o IDHM passou de 0,572, em 2000, para 0,708 em 2010, o que representa uma taxa de crescimento de 23,78%.
Gonçalo e Fernando foram eleitos prefeitos no mesmo período, no ano de 2004. Os dados informados são catalogados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil em 2013, divulgado recentemente. Na educação, no ano de 2010, 97,7% das crianças entre 5 e 6 anos de Santa Rita estavam matriculados em escola, no mesmo quesito a prefeitura de São José de Ribamar tinha 93,9%.
Enquanto que Hilton Gonçalo conseguiu diminuir o analfabetismo da população de 18 anos ou mais, em 28,80%, Luís Fernando só alcançou a redução de 14,07% no mesmo quesito e período.
No quesito habitação, Hilton Gonçalo apresentou índices superiores ao de Luís Fernando. Na cidade de Santa Rita, quando o ex-prefeito assumiu, apenas 17,29% tinham água encanada em casa, em 2010 esse número cresceu para a faixa de 77,57%. Já Luís Fernando recebeu São José de Ribamar com 43,51% das residências com água encanada e quando saiu deixou esse número em 74,61%.
Semana retrasada o ex-prefeito de Porto Franco também decidiu se pronunciar. Ele descontruiu a propaganda montada pelo grupo Sarney de que somente Luis Fernando criou escolas em tempo integral no Maranhão.
Deoclides, um dos melhores prefeitos do Maranhão, lembrou em entrevista ao Jornal Pequeno que implantou duas escolas em tempo integral em sua cidade, no período de 2008 a 2012. “Porto Franco, no sul do Maranhão, administrado pela oposição em dois mandatos meus, é um dos municípios que mais se desenvolveu, tendo crescido acima da média brasileira e maranhense na última década, conforme dados do IDHM, sobretudo pela educação”, afirmou Macedo ao JP.
Macedo disse que o sistema de Educação de Tempo Integral desenvolvido em Porto Franco é um sucesso e que “já foi visitado por mais de 50 gestores de municípios de todas as regiões do estado, que puderam constatar de perto como esse projeto inovador de educação tornou-se referência para todo o estado…”.
Precisa dizer mais o que?
Os exemplos de Hilton Gonçalo e Deoclides Macedo comprovam que na oposição, existem exemplos de excelência administrativa conduzidos por prefeitos de oposicionistas. Se o grupo Sarney tem o ex-prefeito Luis Fernando como referência (se agarram somente nele), a oposição tem inúmeros nomes que foram modelos de gestão pública.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.