Fechar
Buscar no Site

Prefeito Edivaldo investe na requalificação de praças

Uma semana após ser entregue pela Prefeitura de São Luís, a primeira etapa de requalificação da praça do Pescador, no bairro do Desterro, já tem a transformação do espaço compartilhada pelos moradores dos bairros adjacentes do Centro Histórico da cidade. A requalificação da praça faz parte das ações da Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico.

“Estamos devolvendo cidadania, possibilidade de lazer e de desfrutar de espaços públicos de qualidade a essa comunidade. Queremos que a população da nossa São Luís, a cada bairro, receba as praças requalificadas, nos ajude a cuidar delas e principalmente usufrua de mais qualidade de vida, com momentos em família, entre amigos ou em práticas esportivas e passeios nesses espaços”, comentou o prefeito Edivaldo.

As obras da segunda etapa, já iniciadas, são fruto de parceria com a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a construtora Escudo, como parte de compensação ambiental. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), presidida pelo arquiteto Aquiles Andrade.

“No início do próximo ano estaremos entregando a segunda etapa da requalificação da Praça do Pescador. Teremos então o conjunto de obras que propiciarão maior lazer e espaço de vivência dos moradores de pelo menos quatro bairros vizinhos”, afirma o subprefeito Fábio Henrique Carvalho.

Na primeira etapa foram investidos R$ 150 mil na construção da quadra poliesportiva, posto de policiamento, pista de cooper e paisagismo. Como complementação da obra, a Prefeitura instalou equipamentos de ginástica. Segundo Fábio Henrique nesta segunda etapa serão investidos cerca de R$ 80 mil.

QUADRA

A quadra poliesportiva tem sido o centro de concentração de crianças e jovens na área. Nos três turnos é possível encontrar sempre grupos de jovens praticando futebol de salão. No final da tarde desta terça-feira (27), um grupo de jovens ocupava a praça promovendo atividades de lazer e a prática de esportes.

Antonio Augusto, de 69 anos, morador do Beco do Precipício, no bairro do Desterro, desde a década de 1960, recorda de um cenário de abandono e insegurança. “Aqui teve dias em que contei mais de 60 usuários de drogas se revezando no espaço. Os moradores mesmo se acovardavam de frequentar o lugar, temendo serem mais uma das vítimas da violência”, exagera Antônio Augusto.

Na segunda etapa da revitalização da praça será ampliada a pista de cooper e implantada outra estação de equipamentos de ginástica, além da instalação de playground para crianças, um quiosque de venda de coco e investimento cuidadoso na iluminação artística, reforçando a segurança “Além disso, vamos investir no paisagismo para que as pessoas tenham prazer e orgulho de contar com uma praça de destaque no Centro Histórico”, diz o subprefeito Fábio Henrique.

Enquanto a Prefeitura conclui a segunda etapa, o subprefeito do Centro Histórico segue em tratativas com representantes de organização não-governamental europeia interessada em adotar a praça. “Estamos bastante adiantados nas negociações. Estou otimista que teremos aqui um espaço de encher os olhos dos moradores e visitantes”, acredita o subprefeito Fábio Henrique Carvalho.

SEGURANÇA

Para os jovens atletas que passaram a frequentar a praça, a garantia de segurança e a construção da quadra foram fatores que contribuíram enormemente para reaproximar a população do espaço antes evitado. “Isso aqui mudou a realidade deste lugar. Não existe mais aquele ambiente dominado pelas drogas”, comenta Jonathas Soares, 20 anos, morador da rua Jacinto Maia, estudante do turno noturno da Escola Modelo.

As crianças também demonstram satisfação com o novo espaço. Clarisse de Fátima Martins de Sousa, estudante da 7ª série da escola Sotero do Reis, no bairro São Pantaleão, lembra que não havia praça para brincar até pouco dias atrás. “Agora temos praça e podemos brincar com nossas colegas do bairro”, diz a moradora da rua Humberto de Campos, na Praça Grande.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens