Edivaldo debate coleta seletiva com associações de catadores
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior esteve reunido na tarde desta quinta-feira (10) com representantes de associações de catadores que atuam na capital. Os trabalhadores apresentaram demandas para melhor desenvolvimento das atividades e tiveram uma resposta positiva da Prefeitura. Estão previstos investimentos para a instalação de galpões para a coleta seletiva.
O assunto será detalhado em um encontro entre os trabalhadores e representantes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “Na próxima semana, teremos uma reunião com a Secretaria de Obras e a empresa que presta serviços para a Prefeitura na área da limpeza para podermos avançar neste tema importante que é a coleta seletiva. Vamos manter o diálogo para que possamos avançar o mais rápido possível sobre este tema”, declarou o prefeito.
Além da discussão sobre a instalação de galpões para a coleta seletiva de resíduos, também foi sinalizada a realização de campanhas educativas sobre o assunto e uma reunião com várias secretarias municipais, como Educação e Meio Ambiente, para fortalecimento e valorização dos membros da associação de catadores.
“Ficamos muito felizes com a atenção que o prefeito está dando para este assunto”, afirmou a presidente da Cooperativa de Reciclagem de São Luís, Maria José Castro. Durante a reunião, ela ressaltou que a instalação de galpões é importante porque atualmente as cooperativas e associações carecem de espaço para a atividade.
A reunião foi solicitada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Bira do Pindaré (PSB). “Foi uma reunião satisfatória porque demonstrou a afinidade entre o poder público e o interesse da comunidade sobre um tema de caráter mundial, que é a preservação do meio ambiente, e as pessoas que trabalham com reciclagem são indispensáveis nesse processo que beneficia toda a sociedade”, comentou o parlamentar.
Também estiveram presentes na reunião o secretário Robson Paz (Comunicação); a procuradora do Trabalho, Luana Lima Duarte; representantes da Cáritas Brasileira Regional Maranhão; representantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania; membros da Cooperativa de Reciclagem de São Luís; membros da Cooperativa de Gestão e Resíduos Sólidos da Microrregião do Anjo da Guarda; Cooperativa das Mulheres Trabalhadoras da Bacia do Bacanga e Associação dos Materiais Recicláveis (Madre Deus).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.