Fechar
Buscar no Site

Anderson participa de Encontro de Políticas Educacionais realizada pela Seduc em São Luís

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado do secretário de educação, Sargento Leitão, juntamente com o gestor em educação Denilson Campelo, e a Técnica em Assuntos Estudantis, Lúcia Borges, participou nesta sexta feira (27) no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, do Encontro de Políticas Educacionais promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Com o objetivo de trabalhar de forma conjunta em prol do avanço da educação no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Seduc, reuniu-se com centenas de prefeitos e secretários municipais de educação. A agenda institucional possibilitou fortalecer o regime de colaboração com as redes municipais de educação, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem a partir do alinhamento das metas educacionais.

O auditório do Palácio Henrique de La Roque ficou repleto de gestores que compareceram ao “Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação”. Os participantes puderam conhecer mais sobre os programas e ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão no âmbito da educação maranhense e como participar dessas ações, beneficiando estudantes em todas as regiões do Maranhão. As ações estaduais foram apresentadas pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Este é um momento ímpar que vivenciamos em nosso Estado, onde um governo demonstra-se preocupado em melhorar a educação do Maranhão. Além de apresentarmos nossas ações, deixamos para todos os gestores a mensagem de que precisamos trabalhar juntos, pois a educação é uma construção coletiva. O regime de colaboração, previsto inclusive na Constituição Federal, é fundamental para que possamos avançar na área da educação”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

O desenvolvimento de ações efetivas em regime colaboração com os municípios foi iniciado ainda em 2015 e tem gerado resultados positivos na educação do Maranhão. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra os efeitos do modelo de gestão realizado no governo Flávio Dino, que tem apoiado os municípios. O Ideb aponta um crescimento nas redes municipais de ensino do Maranhão de 4,2 em 2013, para 4,3, em 2015.

O secretário Sargento Leitão destacou a importância do evento para todos os gestores, principalmente para os secretários municipais que iniciaram agora seus trabalhos à frente da Educação de seus municípios.

“É uma forma de adquirirmos mais conhecimento sobre os programas do Estado e ter esse contato mais próximo com o secretário de Educação e outros secretários municipais, trocando experiências e informações. Tenho certeza que com esse trabalho conjunto conseguiremos melhorar os nossos índices. Em Alcântara vamos trabalhar na sistematização das políticas públicas no município. Nosso grande desafio como gestor da educação é efetivar a implantação dessas políticas. É a primeira vez que participo de um evento sobre educação de forma que eu saio satisfeito. Agora vamos reunir nossa equipe para montar nosso planejamento de trabalho já com uma visão melhor. Com a qualificação dos professores por parte do estado, podemos avançar ainda mais, sendo que o município vai ganhar muito e investir pouco, ainda mais trabalhando as matérias específicas que vão melhor o sistema educacional, os índices do Ideb e o desenvolvimento do aluno” – disse o secretário de Alcântara.

O evento contou a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e proporcionou a discussão sobre temas como: transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo escolar, Bolsa Família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores, dentre outros. Durante a tarde, os gestores puderam esclarecer dúvidas com atendimento individual, que foi realizado na sede da Seduc.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens