As ponderações que Eliziane deve fazer
A deputada Eliziane Gama tem toda legitimidade em disputar uma candidatura ao governo do Estado. Sim, claro! Parlamentar atuante, séria, correta, que se destacou ao longo da sua carreira política em primar a causa dos desassistidos – defensora das mulheres e inimiga da pedofilia – a socialista tem todo direito, por merecimento, de alçar voos maiores.
Porém, analisando o horizonte da eleição que vem por aí, ela e seus apoiadores sabem que sozinhos, ainda mais se tratando de política, não se chega muito longe. Entrar só com o PPS (ainda dividido, uma vez que alguns companheiros irão apoiar a candidatura de Flávio Dino) numa campanha competitiva, imponente, bruta como ocorre ao longo dos anos quando está em jogo a cadeira principal do Palácio dos Leões – de um lado estará o grupo Sarney que usará de todas as armas e seu poderio para permanecer no poder (abuso de poder político, econômico) – , pode deixar não só Eliziane Gama menor do que entrou, mas como o próprio partido (o PPS corre o risco de não eleger deputados estaduais e federais).
Um passo errado pode aniquilar as pretensões políticas de Gama. Sabe-se que dificilmente Eliziane conseguirá o apoio do PSB e o PSDB, siglas praticamente definidas no time comunista. Inclusive o PSB já tem a vaga de senador definida na aliança comunista. As duas legendas seriam os pilares perfeitos e poderiam dar a sustentação necessária que Eliziane precisa, entretanto já estão fechadas em outro palanque.
Pelo histórico de oposição ao modelo de governar comandado pelo grupo Sarney – isso ela já deixou bem claro, jamais irá aceitar qualquer tentativa de cooptação sarneisista, dificilmente Eliziane irá buscar guarida em legendas comandadas pela oligarquia.
Ou seja, Gama está sem opções.
Muito ainda a contribuir com o estado, a deputada não pode se dar ao luxo de ficar quatro anos sem mandato. Seria muito arriscado, um caminho íngreme a ser percorrido. Continuar na Assembleia Legislativa ou ir para a Câmara Federal ainda são os dois melhores caminhos.
O Maranhão precisa da ajuda de Eliziane.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.