Polo Agrícola HortCanaã promove o III Dia de Campo
Com o objetivo de divulgar o sistema de produção agroecológico junto à comunidade, estudantes e aos demais horticultores da Ilha de São Luís, o Polo Agrícola HortCanaã realizará, no dia 16 de outubro, o III Dia de Campo, no bairro da Pindoba, em Paço do Lumiar.
O evento, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será promovido pela Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Vila Residencial Nova Canaã e contará com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Uema (Universidade Estadual do Maranhão), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da ENEVA.
O III Dia de Campo terá uma programação dividida por eixos temáticos e iniciada com a apresentação do Polo HortCanaã. Em seguida, começam as visitas às estações: Compostagem, Biofertilizante, Manejo de pragas e doenças, Técnicas conservacionistas de manejo do solo, Irrigação e Sistema Agroflorestal. Este ano o Polo passará a comercializar mais um produto, a farinha, produzida na Casa de Farinha do próprio Polo, que será inaugurada durante o evento. Quem comparecer ao local poderá fazer uma degustação gratuita dos produtos comercializados no Polo, que estará aberto à visitação, das 8h30 às 17h30. A entrada é gratuita.
Na edição do ano passado, o evento recebeu cerca de 500 participantes, sendo a maioria estudantes das escolas da região e universitários que participaram da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Quem participou da iniciativa pôde conhecer como é realizado o cultivo agroecológico de frutas e verduras e os benefícios que estes alimentos podem proporcionar a saúde.
Sobre o Polo Agrícola
O Polo Agrícola HortCanaã foi criado no ano de 2009 como alternativa de renda para agricultores da comunidade Vila Nova Canaã, beneficiada pelo Programa de Realocação da usina de Itaqui, parte do processo de licenciamento conduzido pelo IBAMA. O Polo possui infraestrutura produtiva com telados, estufas, irrigação automatizada, reserva legal de 19,8 hectares, casa de higienização e casa de farinha, e vem aprimorando o modelo agroecológico de produção que agrega vários elementos como os sistemas agroflorestais, compostagem, biofertilizantes, controle alternativo de pragas e doenças. É, portanto, um contraponto ao modelo convencional e deve ser divulgado como um grande irradiador de tecnologia para sensibilizar os jovens e os agricultores do entorno quanto à importância do manejo agroecológico na sustentabilidade da produção agrícola.
Programação
MANHÃ
8:30 Recepção dos participantes
8:40 Apresentação do Polo
8:45 às 11:30 Visita às estações: compostagem, biofertilizante, manejo de pragas e doenças, técnicas conservacionistas de manejo do solo, irrigação, sistema agroflorestal, plantas medicinais, casa de farinha, casa de higienização.
11:30 -11:50 Lanche
12:00 – Encerramento
TARDE
14:00 Recepção dos participantes
14:10 Apresentação do Polo Agrícola
14:30 às 17:30 Visita às estações: compostagem, biofertilizante, manejo de pragas e doenças, técnicas conservacionistas de manejo do solo, irrigação, sistema agroflorestal, casa de farinha, casa de higienização.
17:30 – Encerramento
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.