Fechar
Buscar no Site

Policiais do Bope do Maranhão dão início a treinamento prático

O Estado do Maranhão – Policiais que farão parte do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Maranhão, (PM) participaram ontem de mais uma etapa do curso Especial de Força Tática. A previsão é de que o novo grupo entre em operação ainda este mês, tornando-se mais uma força para reduzir a criminalidade em São Luís. A atividade de ontem foi realizada na sede da Companhia de Operações Especiais (COE), no bairro Jaracati. Durante a manhã, os 53 policiais receberam aulas teóricas e, à tarde, instruções de combate em ambientes fechados.

imgBinary

Foto: Biné Morais

Ao longo do treinamento, dado pelo sargento do COE Francisnei Lima, os policiais receberam instruções sobre posições de tiro; condutas de segurança na utilização de armas de fogo; uso gradativo da força; noções de direitos humanos, entre outras. Durante as atividades, o sargento explicou a importância de os alunos terem preparo para continuar o treinamento. “É importante o preparo físico, mental e o conhecimento tático. A quebra de uma das partes desse tripé pode inviabilizar toda a preparação”, frisou o sargento F. Lima.

Treinamento – O curso de formação de policiais para novo batalhão está sob a coordenação do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que tem à frente o coronel Ivaldo Barbosa. Os policiais permanecerão 20 dias enfrentando condições extremas, dormindo poucas horas por dia e com carga de atividades físicas levada ao limite.

Eles também aprenderão técnicas especiais de combate e de sobrevivência para proporcioná-los uma boa qualificação técnica e levar profissionais qualificados para o combate em ações especiais, tais como rebeliões e desordens urbanas, combate e investigação do crime organizado, entre outras.

A programação inclui treinamentos com técnicas atualizadas para o combate a sequestro-relâmpago, assalto a banco, rebeliões em unidades prisionais, distúrbios civis, entre outros crimes que exigem dos policiais melhores técnicas combativas. Os alunos receberão noções sobre abordagem, patrulhamento urbano e rural, tiro tático, defesa pessoal, gerenciamento de crise, combate em recinto fechado, direitos humanos, operações de choque, entre outros temas. As aulas serão ministradas por policiais e profissionais com especialização e experiência na área.

Batalhão – A criação do novo batalhão na capital foi uma proposta do comandante-geral da PM, coronel Zanoni Porto, que assumiu o cargo em novembro de 2013. A ideia do comandante é que o chamado “Bope do Maranhão”, semelhante àquele que existe no estado do Rio de Janeiro, trabalhe principalmente com a tropa do Batalhão de Choque (BPChoque), com apoio do seu Esquadrão Águia (EA) e também com o efetivo do Esquadrão de Polícia Montada (Epmont).

A criação do Bope é mais uma ação da Polícia Militar no combate aos traficantes de drogas e homicidas já identificados como líderes das organizações criminosas intituladas Bonde dos 40 e Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

Mais

A primeira aula do curso de formação dos policiais do Bope do Maranhão aconteceu no dia 27 de janeiro, no quartel da PM, no bairro Calhau. Na ocasião, o coronel Ivaldo Barbosa e o diretor pedagógico da PM, coronel Flávio de Jesus, informaram que, logo que estiver formado, o novo batalhão de operações especiais será colocado nas ruas para combater o crime organizado, sobretudo o tráfico de drogas, principal causa de criminalidade no estado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens