Polícia Militar do Maranhão respira novos ares; o resultado positivo já é visto nas ruas
A troca de comando na Polícia Militar do Maranhão, com o coronel Aldimar Zanoni Porto na liderança da corporação trouxe resultados positivos em pouco tempo. Hoje, a tropa está nas ruas em locais que antes não eram ocupados, o semblante foi revigorado com as boas novas anunciadas e homens trabalham com mais afinco para proteger a sociedade maranhense. Tudo que não vinha acontecendo, o que contribuiu para a escalada de assassinatos e do fortalecimento do crime organizado no estado.
Os policiais maranhenses, ora antes desanimados e indiferentes, agora estão mais dispostos a enfrentar a bandidagem, mesmo perante as imensas dificuldades deparadas no dia a dia, decorrentes da falta de estrutura, pouco incentivo e baixos salários.
No comando passado – retrógrado, autoritário e ultrapassado, diga-se de passagem – a PM do MA, infelizmente, regrediu. Houve uma desestruturação na polícia. Não havia disciplina, faltava liderança, havia muita desorganização e o regime hierárquico não era seguido.
Os PMs, consequentemente, não se sentiam motivados para estar nas ruas. Chegou ao fundo do poço, onde até os próprios policiais chegaram a perder suas vidas. Vários tombaram ante o inimigo em função da negligencia da administração passada e da ausência de investimento do governo Roseana Sarney.
Foi preciso chegar ao limite, quando a situação já estava incontrolável (criminalidade tomando de conta de São Luís, desafiando as autoridades de segurança pública), para que fosse realizadas as mudanças necessárias.
Alterações, trocas, resgaste de oficiais que estavam afastados, valorização da tropa e um plano de enfrentamento à bandidagem com ações devidamente planejadas foram medidas tomadas pelo novo comando da PM MA. E surtiram efeito.
O incentivo à liderança de PMS como o Coronel Ivaldo Barbosa (Comando de Policiamento Especial), tenente-coronel Raimundo Sá (comandante do Batalhão de Choque), major Ismael de Souza Fonseca (comando do CPTur), tenente-coronel Carlos Augusto Furtado Moreira (Academia de Polícia Militar), Capitão Joselito Mendes e outros trouxe novo fôlego à caserna. As correntes que aprisionavam o Comando-Geral foram quebradas. O incompetente secretário de Segurança, Aluísio Mendes e seus protegidos foram afastados das decisões.
A Operação Impacto, colocada em prática pelo novo comando como forma de dar uma resposta efetiva à violência na capital, ocupou os bairros e avenidas de São Luís e não tem dado sossego à bandidagem.
Resultado: a média de homicídios por semana diminuiu na Grande Ilha. A Polícia está na cola. Vários homicidas, chefes do tráfico, meliantes de alta peliculosidade já foram tirados de circulação.
Evidente que muito precisa ser aperfeiçoado, mas já é um indicativo de um bom começo.
A sociedade precisa apoiar o trabalho da Policia Militar e a PMMA tem de trabalhar de forma conjunta com a população no intuito de que a guerra contra o mal seja vencida.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.