Fechar
Buscar no Site

Polícia Militar do MA forma turma do Curso Especial de Força Tática

1964929_711116455577199_1102285699_nAconteceu no início da noite de segunda-feira (17), a formatura de encerramento do IV Curso Especial de Força Tática, promovido pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA). No total, 54 alunos, sendo 51 policiais militares e 3 policiais civis  passaram por um treinamento especializado para combate ao crime em São Luís.

Durante 20 dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre atuação em operações que envolvam riscos e combate às ações criminosas. De acordo com a Diretoria de Ensino da PMMA foi um rigoroso treinamento tático, que contou com a presença de militares de todas as unidades de São Luís. Antes, todos foram submetidos a testes de aptidão física para ingressarem na turma.

A cerimônia ocorreu no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, e contou com a presença do comandante geral da Corporação, coronel Aldimar Zanoni Porto, do subcomandante, coronel João Nepomuceno, do subchefe do estado Maior, coronel Rosivaldo Silva, do comandante do Policiamento Especializado, coronel Ivaldo Barbosa, do diretor de Finanças, coronel Odair Ferreira, do diretor de Pessoal, coronel Gonçalo, do comandante do Policiamento de Área, coronel Francalanci, de comandantes de unidades da capital, além de oficiais, praças e instrutores do curso. Participaram também o presidente da Associação dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Maranhão, Amon Jansen, o diretor administrativo do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Marcelo Penha, familiares e convidados dos formandos.

O comandante geral da Polícia Militar disse que esse curso é parte das ações voltadas para motivar e promover uma qualificação permanente à tropa. “Nosso intuito é formar policiais com conhecimentos especializados e atuais sobre patrulhamento e combate ao crime organizado, inclusive nos presídios, oferecendo atividades que possibilitem atualização de conhecimentos, bem como uma maior efetividade e produtividade dos operadores de segurança em ações de qualquer natureza”.

1779342_711116432243868_772589029_nO curso foi  coordenado pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), que tem à frente o coronel Ivaldo Barbosa. Ele disse que, neste primeiro momento, a PM vai formar a turma para trabalhar em municípios da Região Metropolitana de São Luís. A proposta é que o curso seja levado para todo o Maranhão. Os policiais formados serão empregados no ROTAM, que vem a ressurgir e era uma força especial que funcionou nos anos 90 para combater a criminalidade.

“Vamos formar uma força de pronto-emprego rápido, que irá ficar à disposição dos comandantes de batalhões. Queremos, com isso, ter a presença desse grupo no dia-a-dia nas ruas, e mesmo em casos onde se necessite a presença do Choque, que esses homens possam chegar ao local, e fazer frente a quaisquer situações que possam aparecer”, ressaltou o coronel Ivaldo Barbosa.

“Após 20 dias de confinamento, dormindo na mata, com redução da ração, contudo com muito treinamento e superação chegamos ao fim de mais uma fase de nossas vidas. Crescemos muito, aprendemos novos valores, dividimos uma única chocará de café entre mais de 50 pessoas, aprendemos a lição da humildade, a controlarmos nossa soberba”, relatou o Capitão Joselito Mendes.

Instrução

A programação incluiu treinamentos com técnicas atualizadas para o combate a sequestro relâmpago, assalto a banco, rebeliões em unidades prisionais, distúrbios civis, entre outros crimes que exigem dos policiais melhores técnicas combativas. Os alunos receberam noções sobre abordagem, patrulhamento urbano e rural, tiro tático, defesa pessoal, gerenciamento de crise, combate em recinto fechado, direitos humanos, operações de choque, entre outros temas. As aulas foram ministradas por policiais e profissionais com especialização e experiência na área.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens