PMDB indica Sarney ao TCU
O Globo – O naufrágio da indicação do senador Gim Argello (PTB-DF) para o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá ter implicações nos próximos dias para o próprio partido do senador, para o PMDB e até para as eleições no Distrito Federal. Para não deixar prosperar a nomeação de um técnico escolhido por partidos de oposição, o PMDB reagiu nesta quinta-feira e decidiu indicar o advogado Bruno Dantas, ligado ao presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) e ao senador José Sarney (PMDB-AP), para ministro da Corte.
O PTB, portanto, deverá ficar sem o cargo, mas a tendência é que Gim Argello recoloque seu nome na disputa eleitoral em Brasília, complicando as negociações políticas do governador petista Agnelo Queiroz. No pacote de negociação para a ida de Gim ao TCU, estava a ocupação de sua vaga para se candidatar ao Senado por um petista indicado por Agnelo.
Consultor legislativo do Senado desde 2003, Dantas ocupou o cargo de consultor-geral da Casa durante a gestão anterior de Renan Calheiros na presidência. Hoje, Dantas trabalha como consultor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) — cujo dono é responsável pela construção da Ferrovia Transnordestina, que enfrenta auditorias no TCU.
Renan ironizou nesta quinta-feira a ação do PSB, que, junto com outros partidos de oposição, apresentou o consultor do Senado, Fernando Moutinho Ramalho de Bittencourt, como candidato à vaga. Renan lembrou a candidatura da hoje ministra Ana Arraes. Ela era deputada pelo PSB e contou com intenso apoio do seu filho, o ex-governador de Pernambuco e candidato do partido a presidente, Eduardo Campos.
— É muito importante que as bancadas indiquem um nome que seja um nome que preencha todas as condições para ser ministro. Eu fiquei muito animado com o nome que o senador Rollemberg (Rodrigo Rollemberg, líder do PSB no Senado) indicou, porque, da última vez que ele indicou, ele indicou a mãe do governador de Pernambuco. Evoluiu. Evoluiu — afirmou Renan.
— Ana Arraes foi eleita justamente porque tinha os atributos constitucionais para sê-lo — rebateu Rollemberg.
PMDB espera manter o cargo
A expectativa entre os peemedebistas é assim conseguir manter o cargo dentro de sua esfera de influência, já que o nome do técnico Fernando Bittencourt foi apresentado pela oposição e não enfrenta resistência de servidores do tribunal nem de senadores.
A relação de Dantas com Renan e o ex-presidente José Sarney é estreita. Os dois são apontados como patronos de sua indicação para o Conselho Nacional do Ministério Público em 2009 e para o Conselho Nacional de Justiça em 2011.
Sem um voto sequer, Gim Argello, que começou a vida como corretor de imóveis, chegou à cúpula do poder em Brasília ao assumir o mandato de Joaquim Roriz. Logo no inicio do governo Dilma, dizia ser íntimo da presidente, pois caminhava com ela na orla do Lago Sul da Península dos Ministros, onde morava.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.