PM investe em qualificação para coibir assaltos
Dando continuidade aos investimentos do Governo do estado para a redução da criminalidade e qualificação dos policiais, a Polícia Militar vai ofertar o Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural (COSAR), com foco no combate a assaltos a instituições financeiras. O projeto do curso foi apresentado pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, que prontamente aprovou a ideia, juntamente com a Diretoria de Ensino da corporação.
O curso vai ter início no final de março, com duração de um mês. Para o preenchimento das 56 vagas ofertadas para o COSAR, a Polícia Militar abriu processo seletivo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de março no site da corporação. Policiais militares de todo o estado vão poder se inscrever no curso. Também vão ser ofertadas vagas a policiais de outras unidades da Federação. Dentre as habilidades exigidas dos candidatos, estão: boa condição física e habilidade de tiro.
“O Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural vai habilitar os policiais a trabalharem diretamente no combate a assaltos a banco, principalmente, no interior do estado, onde a incidência é maior. No entanto, os policiais também vão estar preparados a combater outros delitos. Vai exigir esforço, dedicação, coragem e determinação dos candidatos.” destacou o coordenador do curso, comandante José Frederico Gomes Pereira.
De acordo com o coronel Pereira, após a formatura da 1ª turma do curso, o comandante geral da PM vai criar o Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (COSAR). A nova unidade vai atuar fortemente em várias cidades de uma região do Maranhão, apoiando as demais unidades da polícia. A primeira base vai ser instalada em Presidente Dutra. O comandante geral está adquirindo os equipamentos necessários para que a unidade funcione.
Coronel Pereira frisou ainda, que o comandante geral da PM pretende montar mais de uma base no Maranhão, para que possa atender várias macrorregiões do estado. O segundo município a ser contemplado com uma base do COSAR é Imperatriz, prevista ainda para este ano.
“O grupamento não vai pertencer a uma cidade, mas sim a uma região. Esse tipo de unidade específica não é exclusivo do Maranhão. Não estamos inventando nada, estamos apenas iniciando algo que já é realidade em outros estados. Nós já temos no interior as unidades de Força Tática e Grupo de Operações Especiais, que vão receber o apoio do COSAR” ressaltou coronel Pereira.
Os policiais aprovados e escalados para atuar no Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural vão ter uma escala flexível para que possam atuar no novo grupamento e retornarem à unidade de onde são lotados. O COSAR vai realizar o policiamento ostensivo na região de atuação, com barreiras nas cidades e nas estradas vicinais, e o trabalho de inteligência.
Qualificação
90% da grade curricular do curso aborda a parte prática das ações. Dentre os instrutores do COSAR, estão homens do Exército, da Polícia Militar e do Grupo Tático Aéreo (GTA). Um dos instrutores, é o comandante de Operações Especiais da Polícia Militar, major Antônio Carlos Sodré. Os treinamentos vão acontecer em São Luís, Imperatriz e Estreito.
Dentre as inúmeras disciplinas contempladas pelo curso, estão: operações na selva, tiro, abordagens, primeiros socorros, patrulha, operações de emboscada e contra emboscada, nós, amarrações, orientações, sobrevivência, armadilhas, manobras com embarcações, tiro de precisão e ação antibomba.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.