Pesquisa Prever/TV Guará aponta empate técnico entre Edivaldo Jr. e Castelo
A primeira pesquisa do Instituto PREVER, encomendada pela TV GUARÁ, para o segundo turno das eleições 2012, em São Luís, aponta um empate técnico entre o candidato a reeleição João Castelo (PSDB) e o candidato da coligação Muda São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Considerando que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o que somado aos indecisos, deixa estatisticamente impossível determinar, com certeza, um provável ganhador.
Como a margem superior de um candidato (percentual mais a margem de erro) alcança a margem inferior do outro (percentual menos a margem de erro), se determina empate técnico.
A pesquisa PREVER/TV GUARÁ foi realizada no período de 20 a 22 de outubro, e registrada na Justiça Eleitoral em 20 de outubro de 2012, com o número MA-00543/2012. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre eleitores da Zona Urbana e Rural de São Luís com idade igual e superior a 16 anos.
GRÁFICO 1 – INTENÇÃO DE VOTOS ESPONTÂNEA
Se o 2º turno das eleições para prefeito fosse hoje, em quem o(a) Sr.(a) votaria?
Na pesquisa espontânea, onde não são citados os nomes dos candidatos, Edivaldo Holanda Júnior, da coligação Muda São Luís, aparece com 47% das intenções de voto. O candidato a reeleição João Castelo, com 43%. A opção “Não sabem ou não responderam” atingiu 6%. Responderam que votariam em “nenhum, branco ou nulo” 4% dos entrevistados.
GRÁFICO 2 – INTENÇÃO DE VOTOS – ESTIMULADA
Se o 2º turno das eleições para prefeito fosse hoje, em qual destes candidatos o(a) Sr.(a) votaria?
Na pesquisa estimulada de intenção de votos, onde são apresentados os nomes dos dois candidatos, Edivaldo Holanda Júnior surge com 48% das intenções de voto, seguido do candidato João Castelo com 44%. Votariam em “nenhum/branco/nulo” 5% dos entrevistados. O índice de eleitores que “não sabem ou não responderam” é de 3% .
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.