Pesquisa Exata/TV Guará está registrada no TSE
A pesquisa de intenção de votos para presidente, senador e governador do Maranhão, a ser divulgada nesta quinta-feira (8) pela TV Guará foi, sim, registrada no Tribunal Superior Eleitoral. Os blogs dos jornalistas Marco D’Eça e Gilberto Léda noticiaram erroneamente que o registro ocorreu apenas do TRE-MA.
Para dirimir qualquer dúvida existente, e editor do blog fez uma consulta no site http://www.tse.jus.br (Eleições 2014/Pesquisas Eleitorais/Consulta às pesquisas registradas) e comprovou que a pesquisa do instituto Exata está devidamente registrada no TSE sob protocolo MA-00010/2014. O site do Tribunal assinala que a consulta foi realizada entre os dias 3 e 7 deste mês e foram ouvidos 2.000 eleitores em todas as regiões do Maranhão.
Também não confere a informação publicado pelos blogueiros de que o empresário Roberto Albuquerque (proprietário da TV Guará, contratante da pesquisa da Exata) tem uma irmã casada com um irmão de Flávio Dino, pré-candidato da oposição ao governo.
Outro equívoco cometido.
Na verdade, a prima de Roberto é esposa de um irmão de Flávio, dessa forma não há qualquer vínculo de parentesco direto entre os dois.
Ou seja, a pesquisa está registrada tanto no TRE quanto o TSE e não há nenhum tipo de erro que possa impedir a sua publicação.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.