Pesquisa Exata revela que Edivaldo tem condições de se reeleger
Blog do Garrone – Há um ano de três meses da eleição, o prefeito Edivaldo Holanda aparece na pesquisa Exata divulgada na quinta-feira pela TV Guará, com 14% das intenções de votos, atrás do ex-prefeito João Castelo (17%) e da deputada federal Eliziane Gama (28%).
Uma leitura dos números revela que Edivaldo, mesmo com toda campanha contrária do sistema Mirante/Globo e do desgaste natural do mandato, é um candidato forte e resistente, pois imaginava-se que não alcançaria os 10% da preferencia do eleitorado, se as eleições fossem hoje.
Há uma tendência da população rejeitar o prefeito diante desses dois anos e meio de mandato, período que enfrentou a perserguição da ex-governadora Roseana Sarney, que não celebrou nenhum convênio com a capital, e a herança maldita deixada pelo ex-prefeito João Castelo, uma prefeitura falida, inclusive com salário do funcionalismo atrasado.
Os 14% registrados na pesquisa é uma surpresa e demonstram o resultado do trabalho silencioso e concreto que executa por São Luís, mesmo sem grandes obras e problemas de gestão.
Nos dois primeiros anos falou-se tanto de buraco , que isto ficou no imaginário da população, que não percebe que não se fala mais tanto nisto, embora o buraco continue impregnado em sua cabeça, ao ponto que no automático já se avalie negativamente a atual administração.
O grande problema de Edivaldo Holanda é a Saúde e o transporte coletivo, situações crônicas que não se resolvem da noite pro dia, mas há tempo para resolvê-los na medida do possível.
A maior derrotada, no entanto, pelo que mostra a pesquisa, embora a lidere, é a deputada federal Eliziane Gama.
Os 28% registrados não significam ameaça ou favoritismo, como a própria aparenta.
Pelo que arrota, esperava-se que ela estivesse entre 30% e 40%.
Uma vantagem limitada, pois ao contrário de Edivaldo, que pode crescer e depende apenas do seu trabalho, ela depende do seu fracasso.
O ex-prefeito João Castelo dificilmente poderá sair candidato pelos problemas que enfrenta na Justiça.
E mesmo que saia, tanto ele como Eliziane só podem oferecer promessas, embora no seu caso haja exemplo da administração passada, se é que se pode chamar o que ele fez por São Luís de exemplo.
O certo é que a pesquisa Exata deixa claro que a eleição está indefinida, o que pode ser uma vantagem para Edivaldo, pois tudo ainda continua dependendo apenas dele.
É aguardar.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.