Pedro Fernandes fala do seu trabalho na Seduc
O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes encaminhou carta ao blog fazendo um relato das ações da pasta na sua gestão, em resposta aos questionamentos feitos aqui em relação ao setor. Abaixo, segue a íntegra:
Meu caro John Cutrim
Agradeço a deferência feita a minha pessoa em post publicado no seu blog e aproveito o espaço para lhe informar em linhas gerais o trabalho que estamos fazendo aqui na Secretaria de Educação por determinação da governadora Roseana Sarney.
Estamos fundamentando o nosso trabalho num plano estratégico no qual estabelecemos 4 objetivos que são: Melhorar o nível de aprendizagem, universalizar o ensino médio, implantar regime de colaboração entre os entes e combater o analfabetismo.
Dentro destes eixos contamos com parceiros como o Instituto Ayrton Senna que desenvolve programa de correção de fluxo e trabalha na implantação de um sistema de acompanhamento e monitoramentos das escolas. Com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Ministério da Educação (MEC) estamos trabalhando na construção de rotinas de trabalho, avaliação institucional e elaboração de diretrizes curriculares da educação básica.
O convênio com Movimento de Educação de Base (MEB), vai combater o analfabetismo. Com o Alfa e Beto trabalhamos na alfabetização das nossas crianças do ensino fundamental, buscando assim uma base sólida para o seu ingresso no ensino médio.
Estamos realizando as conferências intermunicipais de Educação. No total serão 28 e que irão subsidiar a formatação do nosso Plano Estadual de Educação.
Vamos colocar em prática um grande planos de obras que será implementado pelo Programa de Ações Articuladas (PAR), do Governo Federal e BNDES, o que irá garantir construção e reforma de escolas, construção de quadras, reforma e construção de farol da educação e compra de mobiliário.
O estado e municípios investem 25% do orçamento na educação, o que já é muito, mais acaba sendo pouco para o trabalho que tem que ser feito. Por isso a luta para que 100% dos royalties do petróleo sejam destinados para a Educação. A luta é grande mais estamos preparados para enfrenta-la, qualificando os gastos e dando transparência.
Um grande abraço
Pedro Fernandes
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.