Paralisação da BR-135: loteamento e incompetência no Dnit
A morosidade na conclusão da obra de duplicação da BR-135 – trecho Estreito dos Mosquitos/Bacabeira – pode ser creditada ao loteamento do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Maranhão para o PMDB.
A Superintendência Regional do Dnit, até então bem gerenciada pelo engenheiro Gerard Fernandes, que coordenou mais de 70% dos trabalhos executados na rodovia, foi entregue por pressão do PMDB ao neófito Maurício Itapary.
Sem perfil técnico, Itapary foi guindado ao cargo por exigência do deputado federal Hildo Rocha e do ex-senador José Sarney. A nomeação de Itapary foi recebida com hostilidade pelos servidores do Dnit.
À época, eles repudiaram “veementemente a nomeação de pessoa alheia à engenharia rodoviária, sem a qualificação necessária”. Denunciaram que a indicação estava “em total desacordo com Portaria exarada pelo próprio Ministério dos Transportes, a qual fixa como privativa de servidor de carreira a chefia da Superintendência”.
Itapary fez carreira no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura. Tamanho despreparo tem sido preponderante para a letargia na retomada das obras de duplicação da rodovia.
Enquanto isso, vidas são ceifadas e tragédias familiares seguem acontecendo. A última, por infeliz coincidência, abalou o segmento cultural de São Luís com a morte da bailarina Ana Duarte. Até quando a má política seguirá vitimando o Maranhão?
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.