Fechar
Buscar no Site

Os vices de Castelo e a análise apressada do jornal da oligarquia

Com a rejeição de membros do PMDB de embarcar no projeto furado de compor a vaga de vice na chapa do vice-governador Washington Luiz na corrida eleitoral deste ano em São Luís, o jornal O Estado do Maranhão (EMA), porta-voz oficial da família Sarney, decidiu hoje abrir sua coluna política tecendo comentários sobre o possível vice do prefeito João Castelo (PSDB).

Segundo o matutino sarneysista, que é vezeiro em errar previsões políticas (o que costuma dizer geralmente ocorre o contrário) existe a possibilidade de haver uma chapa-pura do PSDB, na qual Castelo teria como companheiro um nome jovem “para fazer o contraponto aos demais candidatos, sobretudo contra o jovem deputado Edivaldo Holanda Jr. (PTC)”.

O curioso é que nada foi definido praticamente sobre composições no que tange à disputa pela Prefeitura de São Luís, no entanto o EMA já dar como certo, sacramenta, o isolamento do prefeito, coloca como opção que lhe resta buscar um vice do seu próprio partido e já sugere, inclusive, nomes, como o vereador Gutemberg Araújo, o suplente de vereador Chico Viana ou ainda o vereador José Joaquim.

Algo que vai de encontro às regras do tabuleiro político, onde cenários mudam como nuvens.

A título de contribuir com o jornal, os únicos partidos, até agora, que já definiram seu rumo, no campo da oposição, foram o PTC e PDT, que decidiram marcharem unidos em torno de Edivaldo Jr. Os demais, como PPS, PSB, PP, apesar de sinalizarem com o nome que será ungido por Flávio Dino (PCdoB), podem tomar rumos bem diferentes – inclusive se unirem a nau castelista, mesmo que sejam remotas as chances. Ou ainda, quem sabe, seguirem caminhos próprios.

Portanto, é muito cedo nesse momento para fazer qualquer prognóstico, definitivo, acerca de qualquer candidato, até mesmo sendo este o da oligarquia, que até agora não conseguiu definir o vice. O açodado jornal O Estado do Maranhão peca, assim, por excesso de confiança.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens