Fechar
Buscar no Site

Obras da Prefeitura em escolas de São Luís são destaque em entrevista

Em entrevista ao programa “Comando da Manhã”, da Rádio Timbira, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou as obras de requalificação estrutural que estão sendo realizadas nas unidades de ensino de São Luís. A entrevista foi concedida na manhã desta segunda-feira (10). Moacir destacou ainda o recente anúncio feito pelo prefeito Edivaldo, de ampliação do pacote de obras nas escolas. Em vistoria a obras em unidades de ensino na última semana, Edivaldo anunciou que, além das 70 previstas, outras 30 escolas deverão receber serviços de requalificação. Serão, assim, 100 escolas a serem entregues com melhorias nos próximos meses.

“A meta é que até o final da gestão do prefeito Edivaldo estejam todas as escolas da rede recuperadas”, assegurou Feitosa. De acordo com o secretário, está em curso ainda um diagnóstico estrutural das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) que compõem a rede municipal, de modo a atualizar critérios de urgência e vulnerabilidade, bem como elencar os serviços necessários em cada caso.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), este trabalho segue de forma paralela às obras de requalificação. Algumas escolas atualmente em estágio avançado de obras são as U.E.B. Alberto Pinheiro (Centro) e Maria José Vaz dos Santos (João de Deus). Já unidades como Santa Clara – Infantil (Vila Riod) e Jairo Rodrigues (Cidade Olímpica) estão entre as já entregues à comunidade escolar.

PEDAGÓGICO
Durante a entrevista, o secretário enumerou também as ações de planejamento e aprimoramento pedagógico que estão em curso na Semed. “Estamos realizando um diagnóstico da rede municipal, para oferecer formação continuada direcionada às demandas dos professores. Esta é uma estratégia não só de valorização dos professores, mas também para melhorar o desempenho dos estudantes”, explicou Moacir Feitosa, que citou como exemplo de programas desenvolvidos na rede municipal de ensino o Programa de Correção de Fluxo, destinado a corrigir a distorção idade-série, isto é, a situação de estudantes que estão em anos escolares aquém da sua idade cronológica.

Moacir Feitosa destacou, por fim, a parceria com o Governo do Estado. Na última semana, Governo e Prefeitura assinaram um acordo de cooperação técnica, que prevê, entre outros pontos, a permuta de profissionais da educação e também de prédios escolares. A ação é mais uma medida com o objetivo de combater o déficit de professores na rede municipal, a exemplo do processo seletivo realizado em 2013 e do concurso público deste ano. “Estamos buscando a parceria da população. Seguimos com o trabalho, buscando recuperar a rede municipal e garantir o direito à educação, na forma prevista da lei, para as crianças de São Luís”, concluiu Moacir Feitosa.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens