Obra “A Passagem da Coluna Prestes pelo Alto Itapecuru” terá lançamento nesta quinta-feira em SL
Nesta quinta-feira, às 17 horas, será realizado o lançamento da obra “A Passagem da Coluna Prestes pelo Alto Itapecuru”, de autoria da saudosa Professora Maria das Graças Saraiva Barroso, mãe do secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luis, jornalista Márcio Jerry. Será no curso de História (UEMA) localizado na Praia Grande, próximo à Câmara de Vereadores de São Luís.
Professora atuante por várias décadas na rede pública de ensino de Colinas, Dona Graça, que nasceu na cidade de Passagem Franca, viveu até os 61 anos e foi uma grande educadora, militante da política e incentivadora da cultura local. Era uma das figuras mais simpáticas e queridas da cidade.
Abaixo, segue a apresentação do livro feita por Márcio Jerry:
Benção, mãe
Foram várias as tentativas, incontáveis, de escrever uma nota introdutória a este livro. Esbarrei sempre na emoção, nas lembranças, na saudade, no vazio de perceber que, sim, era verdade, a mãe já não estava mais aqui conosco. Agora mesmo, instado pelo editor Adalberto Franklin, tateio palavras que possam expressar o significado da obra e da autora.
Sobre a autora, pesco o trecho do que escrevemos quando do falecimento dela em outubro de 2011: “são muitos os exemplos deixados pela professora Graça Saraiva. Em todas as dimensões de sua existência marcou sua passagem com inteligência, companheirismo, solidariedade, dedicação, dinamismo, simpatia, amor, respeito, defesa da educação e da justiça social. Uma mulher imprescindível, uma vida para sempre presente em nossas vidas”.
Nossa mãe, a professora de tantos, a esposa do João Francisco, a avó, nos legou e à historiografia uma obra de elevado nível, construída com a paixão de pesquisadora que se descobriu já madura, conciliando estudos e criação de nove filhos.
“A Passagem da Coluna Prestes pelo Alto Itapecuru” revelou o talento da professora Graça Saraiva, a argúcia na escolha e abordagem do tema, o compromisso em trazer informações preciosas colhidas no contato direto com os contemporâneos, com as testemunhas daquela jornada épica que atravessou o Brasil, e também o sertão maranhense. É um abordagem que nos põe em contato com personagens e fatos; e nos oferece a possibilidade de um olhar crítico, para além das merecidas referências elogiosas à Coluna do Cavaleiro da Esperança.
Por muitas vezes eu e a mãe especulamos sobre o lançamento em livro desta monografia realizada para conclusão da graduação em História na UEMA. Mas sempre ficava para amanhã ou depois de amanhã. Não foi possível, infelizmente. A doença súbita atravessou o caminho e nos feriu a todos, retirando nossa mãe, esposa, irmã, avó, professora, militante, pesquisadora e amiga. Mas ela está aqui, viva nesta obra, na reverência, na saudade, no amor e na fé em Deus e na transcendência da eternidade.
“Bença”, mãe. Aqui está o seu livro. Eis aqui, para nosso orgulho, a sua pesquisa eternizada em livro.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.