Aluisio Mendes: o voto que Sarney virou a favor de Temer
O deputado federal Aluisio Mendes (Pode-MA) estava convencido a votar contra o presidente Michel Temer na votação que poderia autorizar o STF a investigar o peemedebista. Mas Mendes mudou de ideia graças à intervenção do ex-presidente José Sarney. Mendes foi segurança pessoal de Sarney e secretário de Segurança no governo de Roseana Sarney no Maranhão.
De acordo com a Folha de São Paulo, Aluísio Mendes fazia arapongagem contra adversários utilizando o cargo de secretário de Segurança.
Depois que Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão, em 2009, com a cassação do ex-governador Jackson Lago, Aluísio Mendes foi remanejado de Brasília para São Luís. Foi nomeado secretário adjunto de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e era o responsável pelo sistema de grampos do órgão. O agente da PF era ainda uma espécie de faz-tudo da família Sarney. Atendia celular, cuidava da segurança e costumava dirigir para os mesmos nas horas vagas.
Na Operação Boi Barrica (rebatizada de Faktor), Aluísio acabou virando alvo após ser flagrado em telefonemas tentando obter na Polícia Federal, seu órgão de origem, informações acerca da investigação que tem como alvo o empresário Fernando Sarney, hoje vice-presidente regional da CBF. Os dois tiveram a prisão preventiva pedida pela PF. Aluísio foi acusado de ter repassado informações a Fernando sobre a operação, o que acabou livrando o filho do ex-senador José Sarney da cadeia. Pelos bons serviços prestados, Mendes foi nomeado depois secretário de segurança.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.