O que está por trás da visita de Lupi a Roseana e ao Sistema Mirante?
Soou no mínimo estranho e ao mesmo tempo suspeita a visita do ministro do Trabalho e Emprego e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, à governadora Roseana Sarney e, logo em seguida, ao sistema Mirante de Comunicação, de propriedade da família Sarney.
O encontro de Lupi – que está no Maranhão cumprindo agenda política e oficial – com Roseana ocorreu em seu gabinete no Palácio dos Leões.
Participaram o secretário de Estado e Economia Solidária, José Antônio Heluy; o secretário interino de Estado de Juventude, André Campos; o deputado estadual Roberto Costa; o assessor do MTE, Weverton Rocha, e o vereador Ivaldo Rodrigues.
Segundo matéria distribuída pela Secretaria de Comunicação do Estado, Lupi tratou com Roseana Sarney “sobre ações exitosas do Governo do Estado no setor, a exemplo do Programa Maranhão Profissional, cuja proposta é capacitar 400 mil maranhenses para ocupar os postos de trabalho que surgirão com os empreendimentos que estão se instalando no estado”.
Curioso que nos últimos meses Roseana esteve por várias vezes em Brasília em incursão oficial em vários Ministérios. Não notícias ou relatos de que ela tenha pelo menos passado na porta do de Trabalho e Emprego, o qual Lupi comanda.
Será que o ministro a partir de agora terá que vir ao Maranhão para saber das demandas e dos projetos da governadora? Sabermos do poder de influência do senador José Sarney, mas não chega a tanto.
Disparado o ministro que mais visitou o Maranhão nos últimos anos (não incluído o ministro maranhense de Minas e Energia Edson Lobão), Carlos Lupi, das inúmeras vezes que esteve em missão oficial no Estado nunca havia visitado ou tido qualquer contato político com a governadora.
A agenda de Lupi nesse intervalo restringiu-se a eventos ligados a oposição e à assinaturas de convênios com prefeituras do interior. Todavia, intrigante mesmo foi a visita de Carlos Lupi as instalações do Sistema Mirante de Comunicação.
Acompanhado pela presidente Teresa Sarney, e pelos profissionais do sistema, o ministro do Trabalho conheceu os estúdio da TV Mirante e o jornal O Estado do Maranhão, segundo informa o blog de Marco D’Eça.
“O presidente pedetista estava acompanhado pelos membros do partido no Maranhão, secretário-geral Weverton Rocha, vereador Ivaldo Rodrigues e o militante Olímpio Cruz”, diz o blog de D’Eça, que não explicita o motivo real da “visita de cortesia”. Mas também, não há razões plausíveis para explicar.
Apesar de não ter aparecido nas fotos, o blog recebeu informações de que o empresário Fernando Sarney também esteve presente aguardando pelo “segundo momento” da visita. Um deputado federal também era aguardado.
Vale lembrar que o Sistema Mirante foi o órgão de comunicação que mais achincalhou, injuriou e caluniou o ex-governador falecido Jackson Lago, então vice-presidente nacional do PDT e companheiro de primeira hora de Lupi. Uma hora dessas Jackson deve está se revirando no túmulo com os movimentos dos antigos “aliados”.
Por fim, não é a toa que nos últimos dias o PDT esteve na pauta principal de todos os veículos de comunicação do Sistema. Fica a pergunta: que outros interesses estaria por trás dessa visita? Mais um mistério que será revelado somente nas eleições de 2012 e 2014. Ou quem sabe nos próximos dias na capital federal da República.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.