Fechar
Buscar no Site

“O Maranhão continua no rabo da fila”, diz deputado sobre penúltima colocação IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão foi o principal assunto debatido na Sessão Ordinária que reabriu os trabalhos da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (1º). O tema foi abordado, em plenário, pelos deputados Roberto Costa (PMDB), Magno Bacelar (PV) e Bira do Pindaré (PT), que teceram comentários sobre a colocação do Maranhão no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o PNUD (Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento no Brasil).

SunplusO deputado Bira do Pindaré (PT) trouxe os números do IDH divulgados pelo PNUD. O Maranhão disputa o posto de estado com o pior IDH do Brasil com Alagoas, fato que vem se repetindo há décadas. O petista proferiu discurso lamentando que “o Maranhão continua no rabo da fila”.

“O Maranhão continua disputando a última colocação com o Estado de Alagoas. Aliás, estão praticamente empatados, praticamente empatados na ultima colocação em termos de desenvolvimento humano”.

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano, o Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão caiu de 0,647 em 2000 para 0.639 em 2010. O estado segue com o 2º pior IDH do Brasil, ganhando apenas de Alagoas, que obteve 0.633 em 2000 e 0.631 em 2010.

Em contrapartida, o Maranhão apresenta o 16º PIB do país, o que evidencia a disparidade na distribuição de renda. O estado possui a 16ª economia do Brasil, entretanto, isso não se reflete nos três eixos que fundamentam a composição do IDH: educação, renda e longevidade da população.

“O Maranhão infelizmente continua extremamente ruim, principalmente no quesito educação, no qual o estado tem o pior desempenho. Na renda, o Maranhão consegue ser o último colocado, quer dizer, em termos de renda per capta, o último colocado é o Estado do Maranhão”, protestou Bira do Pindaré.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens