Fechar
Buscar no Site

O fator que pesa contra Paulo Velten na disputa pela vaga no STJ

Os 57 desembargadores em disputa para duas vagas abertas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) têm feito um périplo em eventos e gabinetes de Brasília visando ingressar em uma lista que será enviada ao presidente Lula (PT) em agosto.

O tribunal elegerá, no dia 23 do próximo mês, 4 magistrados para que o petista selecione 2 deles para integrar a corte, após serem aprovados em sabatina no Senado.

As vagas, exclusivas para integrantes de tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, foram abertas após a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Há uma série de desembargadores influentes que têm sido citados como candidatos fortes. Integrantes do Judiciário e do governo, porém, afirmam que os estados mais fortes para integrarem a lista a ser entregue a Lula são Bahia e São Paulo.

Há, ainda, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, contra ele, conta a possibilidade de outro maranhense, o juiz do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) Ney Bello, ser o favorito em uma futura vaga na corte superior destinada aos tribunais federais. A desembargadora maranhense Angela Maria Moraes Salazar também postula a vaga.

Vale lembrar que na disputa pelo STJ no ano passado, Ney Bello, aliado do ministro do STF, Gilmar Mendes e do ministro da Justiça, Flávio Dino, figurou entre os quatro da lista à Corte. No entanto, não conseguiu superar as diferenças com o ministro Nunes Marques, consideradas essenciais por Bolsonaro para a indicação e Bello acabou sendo preterido.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens