O Discurso Vencedor, por Sharlimar Oliveira
Convencer alguém de algo sempre foi um grande desafio para as pessoas de todas as épocas e em todas as áreas.
Se convencer já é uma tarefa desafiadora, imaginem utilizando somente a palavra, o discurso, a fala como ferramentas de persuasão.
Terror para muitos e a chave do sucesso para alguns, o certo é que não podemos ignorar o poder da palavra, o verbo, que se bem utilizado, pode transformar o mundo.
Na política, falar bem é algo tão importante quanto respirar, se um candidato não consegue se expressar bem, a sua vida política será encurtada, logo vai faltar oxigênio e ele ficará pelo caminho.
Não importa se as suas ideias ou intenções são boas, se pelo poder da palavra você não consegue repassar essas informações de forma clara e objetiva, vai fracassar.
Quer dizer então que se não tenho o “dom da palavra” estou fadado ao fracasso político? Calma meu jovem, não é bem assim. A boa oratória antes de ser um dom divino, é uma habilidade e como toda habilidade, pode e deve ser treinada e aperfeiçoada.
Basta conhecer e seguir o “caminho das pedras” para ser um orador político eficiente. Não é preciso muito, mas o essencial e necessário para transformar o seu discurso e alavancar o seu desempenho eleitoral.
Todo orador iniciante vai enfrentar dificuldades, e na política não é diferente.
Uns mais, outros menos, mas todo candidato iniciante na arte de falar em público vai encarar desafios e aqui, vou listar os 3 três maiores desafios presentes em todo começo.
O primeiro desafio será sempre o de ir a frente e encarar o seu eleitor em potencial, mostrar-se, vencendo o medo de entrar em evidência, de ser o centro das atenções de todos. O segundo grande desafio será o de falar diretamente ao seu público, deixar-se ouvir, expor uma ideia de forma clara e objetiva. E o terceiro e mais difícil será sempre o de saber quando parar de falar.
Ao ir a frente e encarar o público, o orador deve sempre estar bem apresentado, limpo, bem vestido, cabelo cortado e penteado, barba feita e botões abotoados.
A preparação deve ser a mesma de um encontro, neste caso, um encontro com o seu público. Pronto pra ir a frente? Então apresente-se com um olhar franco e direto, de frente para as pessoas para quem vai falar, de forma que possa ver e ser visto por todos no ambiente.
Começou a falar, respire, muitos ficam tão apavorados que esquecem o básico, respirar. Sem respirar corretamente a voz vai sumir e a falta de oxigênio vai afetar o raciocínio, logo faltará voz e argumentos.
Quanto mais conhecedor do tema, mais confiante você será, então estude e seja um craque no assunto e passe essa segurança ao falar.
Use exemplos, dê informações e fontes e peça feedbacks, interaja com o seu público.
Transmitiu a sua mensagem? Agora vem a parte mais difícil, saber a hora de parar. Falar bem nada tem a ver com falar muito, mas falar o necessário e suficiente, percebendo a sua audiência e encerrando a fala no momento certo, nem antes e muito menos depois do momento ideal.
Estude e seja um mestre na arte de falar e convencer pessoas, venda bem o seu produto, neste caso, você mesmo e estará no caminho certo para o sucesso político.
Sharlimar Oliveira
Consultora Política ABCOP/DF
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.