Fechar
Buscar no Site

O dia em que Suplicy deu cartão vermelho a Sarney

Foi no dia 25 de agosto de 2009, no auge dos escândalos envolvendo José Sarney no Senado.

Abaixo, matéria produzida pelo jornal O Globo, UOL e Congresso em Foco.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) protagonizou um bate-boca de cerca de 20 minutos no Senado nesta terça-feira (25) após o petista pedir a renúncia de José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa. Da tribuna do Senado, Suplicy deu “cartão vermelho” a Sarney.

suplicy_cartaovermelho_wilsondias_abr“O arquivamento [das ações contra Sarney] no Conselho de Ética não resolveu. Para voltarmos à normalidade, o melhor caminho é que sua excelência renuncie ao cargo do Senado”, disse Suplicy da tribuna, um dia depois de interromper um discurso de Sarney para questioná-lo sobre a crise na Casa.

O petista disse que avisou Sarney que trataria do tema na tribuna do Senado. “Tendo avisado o presidente Sarney que ia discursar, venho a esta tribuna reiterar que não vejo como o senador Sarney continue na presidência enquanto não explicar satisfatoriamente todos os fatos contidos nas representações perante o Conselho de Ética.”

Suplicy recorreu à figura de um juiz de futebol para dar “cartão vermelho” a Sarney. “O melhor passo para a saúde do Senado e do próprio Sarney é simbolizado neste cartão vermelho. Que ele deixe a presidência do Senado permitindo que o Senado volte aos seus trabalhos normais”, disse.

O senador petista disse que parlamentares e partidos políticos estão enfrentando “o clamor das ruas”. Recente pesquisa do instituto Datafolha diz que a maioria dos brasileiros defende a saída de Sarney da presidência do Senado.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu a palavra para apoiar Suplicy, dizendo que “não acabou a crise no Senado”. “O senhor conseguiu, com um símbolo, expressar o sentimento da população brasileira. Imagino amanhã, as pessoas no Brasil inteiro com cartões contra o presidente Sarney. Com um simples gesto,mais importante do que a fala, vossa excelência conseguiu.”

Veja a seguir o vídeo com o discurso de Suplicy contra Sarney:

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens