Notinhas Rápidas
Michelle Bolsonaro no Maranhão

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou, neste sábado(29), em Imperatriz(MA), da filiação de Mariana Carvalho, pré-candidata a deputada federal, ao Partido Liberal (PL). A esposa do ex-presidente Bolsonaro, que está preso na Polícia Federal, veio acompanhada da deputada federal Bia Kicis. No evento, não foi possível ver as principais lideranças do PL do estado presentes.
Influenciador condenado por chamar Dino de ‘tirânico’ e ‘gordola’
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em São Paulo, manteve a condenação do influenciador Bruno Aiub, o Monark, por injúria contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão é da 11.ª Turma. Os desembargadores reduziram a pena para 9 meses e 10 dias de detenção, em regime aberto, substituída por serviços comunitários. Em primeira instância, o influenciador havia sido condenado a 1 ano, 1 mês e 11 dias de detenção em regime semiaberto. A decisão foi tomada com os votos do desembargador Nino Toldo e o juiz federal Alexandre Saliba. O desembargador Fausto De Sanctis, relator da ação, ficou vencido.
Sem conciliação
O processo gira em torno de publicações feitas por Monark nas redes sociais em 2023. O influenciador atacou Flávio Dino, que na época estava à frente do Ministério da Justiça, depois que o ministro defendeu a regulação das redes sociais para prevenir ataques em escolas, como o da creche em Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas. Monark chamou Dino de “autoritário”, “tirânico”, “malicioso”, “perverso”, “fraude”, “maldito”, “filha da puta”, “malandro”, “gordola” e “um merda”. Não houve conciliação no processo.
Lahesio por Orleans

O prefeito de São Pedro dos Crentes, Romulo Arruda, participou da convenção que elegeu Orleans Brandão presidente estadual do MDB. Arruda foi eleito com o apoio do ex-prefeito Lahesio Bonfim, que também é pré-candidato ao governo. A se confirmar o apoio do prefeito a Orleans ao governo, Lahesio perde um apoio importante na cidade que governou por dois mandatos. A convenção estadual do MDB contou com a presença de 132 prefeitos, 115 vice-prefeitos, 729 vereadores e outras lideranças políticas de 182 municípios.
Senadores do MA divergem
A recente votação no Congresso Nacional, que resultou na derrubada de 52 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, evidenciou um claro descompasso na bancada maranhense no Senado. O senador Weverton Rocha (PDT) posicionou-se a favor da derrubada dos vetos, apoiando as mudanças que tornam o processo de licenciamento mais flexível. Já as senadoras Ana Paula Lobato (PSB) e Eliziane Gama (PSD) defenderam a manutenção dos vetos impostos pelo governo. Com a decisão, voltam a valer dispositivos que permitem o licenciamento por autodeclaração e até a dispensa de licenciamento em determinadas atividades potencialmente impactantes — pontos que, segundo o governo Lula, fragilizam os mecanismos de controle ambiental e reduzem a capacidade de fiscalização.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.