Fechar
Buscar no Site

Notinhas Rápidas

Lula no Maranhão

 

O presidente Lula chega ao Maranhão na próxima segunda-feira (6) para agenda em Imperatriz, com destaque para a entrega do Residencial Canto da Serra, do Programa Minha Casa, Minha Vida. A visita ocorre em meio à disputa política entre os grupos dinistas e brandonistas. Lula pode ter papel decisivo na definição da coalizão, mas a pauta oficial deve ser restrita a compromissos administrativos e à entrega de moradias.

Palanque brandonistas e dinistas

O palanque de Lula em Imperatriz deve reunir o governador Carlos Brandão, o vice Felipe Camarão, os senadores Weverton, Eliziane, Ana Paula, o ministro André Fufuca, além de deputados, prefeitos e integrantes tanto do grupo brandonista quanto dinista aliados do presidente. Apesar de ser uma agenda institucional, o discurso de Lula é aguardado tendo em vista que ele deve intermediar conversas para que haja unificação do seu palanque no estado.

Fufuca nega que esteja tentando emplacar sucessor

André Fufuca (PP) negou que esteja atuando para emplacar seu sucessor no comando do Ministério do Esporte. “Isso não condiz com a verdade”, disse Fufuca ao blog do John Cutrim. De acordo com o site Metrópoles, Fufuca indicou para sucedê-lo na chefia da pasta o atual secretário-executivo, Diego Galdino de Araújo. Ele trabalha com o ministro do Esporte desde abril de 2024. Antes disso, foi secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça na gestão Flávio Dino e também ocupou secretarias importantes no governo Dino no Maranhão. “Isso é fake. Fufuca não disse nada sobre saída, continua trabalhando mais e mais e dando mais metas”, afirmou Galdino ao blog do John Cutrim.

Prazo até terça-feira

 

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse que o ministro do Esporte tem até a terça-feira (7/10) para deixar o governo Lula. Na segunda-feira, o presidente Lula estará em Imperatriz(MA) e Fufuca deve acompanhá-lo. Ciro já disse que Fufuca precisa definir até a próxima semana se continuará no governo do presidente Lula ou se acatará determinação do partido. “Fufuca terá que fazer uma escolha definitiva entre permanecer como integrante do partido ou manter sua posição no governo até a próxima semana”, declarou em entrevista à CNN. O senador ressaltou que não cogita expulsar o ministro da legenda, mas que, caso opte por seguir no Executivo, Fufuca perderá o controle do PP no Maranhão.

Parlamentares querem convocar Sarney Filho

Parlamentares da CPI do INSS querem convocar o ex-ministro Sarney Filho para prestar depoimento na comissão sobre um depósito que ele recebeu de uma das empresas envolvidas na fraude contra os aposentados. No dia 17 de março passado, um mês antes da realização da operação policial que desmascarou a quadrilha que desviava as aposentadorias do INSS, a empresa Rede Mais, apontada pela Polícia Federal como uma das engrenagens do esquema que desviou 4 bilhões de reais dos idosos, transferiu 7,5 milhões para a SF Consulting Serviços, firma que pertence ao filho do ex-presidente José Sarney, conforme reportagem publicada por Veja.

Quebra de sigilo

O depósito chamou a atenção dos parlamentares da CPI do INSS. O senador Sérgio Moro (União-PA), por exemplo, defendeu a imediata quebra de sigilo de Sarney Filho. “Primeiro é necessário quebrar sigilo fiscal e bancário. Depois, seria a vez da convocação, a não ser que sejam encaminhadas explicações convincentes e documentadas sobre a transação”, disse ele. O deputado Zé Trovão (PL-SC) anunciou que vai pedir a imediata convocação do ex-ministro. “Diante da gravidade do valor e do contexto, vou protocolar requerimento para convocar o senhor José Sarney Filho a fim de esclarecer a natureza desse contrato, a efetiva prestação do serviço e a origem desses recursos”, ressaltou o parlamentar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens