Notinhas Rápidas
Os deputados do MA que assinaram rito acelerado da anistia
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), obteve as assinaturas necessárias para pautar o projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos de vandalismo de 8 de Janeiro com regime de urgência. Esse modo de tramitação permite que o texto seja remetido ao plenário da Casa, dispensando a apreciação das comissões permanentes. A urgência, na prática, dá ao projeto um rito acelerado.
O deputado Josimar Maranhãozinho(PL-MA) foi o 256º a assinar o requerimento. Até a tarde de ontem, apenas ele e mais três deputados do PL não haviam aderido. O que fez Valdemar Costa Neto entrar em campo e tratar diretamente com os parlamentares.
Valdemar bancou a permanência de Maranhãozinho no PL mesmo após pressão de Bolsonaro para limá-lo do partido. O ex-presidente defendeu publicamente a expulsão do deputado depois de a PGR denunciá-lo por suposto esquema de desvio de emendas parlamentares.
Abaixo, os deputados do Maranhão que assinaram o requerimento de urgência da anistia de acordo com levantamento feito pelo blog do John Cutrim.
Aluisio Mendes (Republicanos-MA)
Allan Garcês (PP-MA)
Detinha (PL-MA)
Josimar Maranhãozinho (PL-MA)
Josivaldo Jp (PSD-MA)
Junior Lourenço (PL-MA)
Gil (PL-MA)
Josimar Maranhãozinho(PL-MA)
O tempo de Pedro Lucas
Anunciado pelo governo na quinta-feira como novo ministro das Comunicações, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) pediu um prazo a Lula para assumir o cargo. Na conversa, Pedro Lucas pediu a Lula 10 dias para assumir o cargo de fato. Segundo aliados, o deputado solicitou o prazo para tentar construir seu sucessor na liderança do União Brasil na Câmara.
Juscelino no páreo
Desde que pediu demissão e que o nome de Pedro Lucas passou a ser cogitado como ministro das Comunicações, Juscelino Filho começou a trabalhar nos bastidores para virar líder do União Brasil no lugar do colega. Diante do movimento do agora ex-ministro, Pedro Lucas teve uma série de conversas com o presidente nacional da sigla, Antonio Rueda, para discutir sua sucessão na liderança e a necessidade de pacificar o União antes de tomar posse. Para o lugar de Pedro Lucas na liderança, além de Juscelino, são discutidas nos bastidores candidaturas de nomes como Mendonça Filho (PE), Damião Feliciano (PB) e Moses Rodrigues (CE).
Jantar de Sarney reúne autoridades
O ex-presidente José Sarney reuniu autoridades dos Três Poderes para comemorar o seu aniversário. O evento foi realizado no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O encontro foi organizado pelo advogado e articulista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, junto com a mulher, Valéria Vieira, que receberam os convidados na residência do casal. Dona Marly, esposa de Sarney, acompanhou o ex-presidente na celebração. O político fará 95 anos no dia 24 de abril. Entre as autoridades estavam desde deputados, ministros do STF, como Luís Roberto Barroso e Nunes Marques. O vice-presidente Geraldo Alckmin também marcou presença e sua esposa, Lu Alckmin, assim como o advogado José Eduardo Alckmin e sua esposa, Geiza Alckmin, a ministra Gleisi Hoffmann (PT), e os ministros Márcio Macêdo e Ricardo Lewandowski.
Emenda de presente
A presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul (RS), Nicole Weber (Podemos), afirmou que recebeu R$ 1,3 milhão em emendas “de presente” do seu noivo, o deputado federal Covatti Filho (PP-RS), com quem deve se casar em maio. “Eu mal sabia que isso podia ter sido resolvido dentro de casa”, disse a vereadora em vídeo nas redes sociais, ao anunciar ter conseguido o recurso para uma reforma na parte elétrica do Hospital Santa Cruz, que tem 247 leitos e atende várias cidades da região. “O deputado Covatti Filho, o meu noivo, me deu de presente para eu repassar para a comunidade, para o Hospital Santa Cruz, R$ 1,3 milhão para que seja feita toda a parte elétrica nova da ala São Francisco”, disse a vereadora.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.