Notinhas Rápidas
Márcio Jerry desmente Jefferson Portela
O deputado federal licenciado e atual Secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, negou que tenha dito que não apoiaria Carlos Brandão (PSDB) para o Governo do Estado. “Sempre disse o que é público, que debateríamos democraticamente para escolher o nome, buscando a máxima unidade pelo consenso progressivo”, disse o secretário ao blog do jornalista Clodoaldo Corrêa.
Projeto eleitoral
Sobre a saída do ex-secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, do PCdoB, Márcio Jerry disse que o mesmo o procurou e avisou que o projeto político não seria pela legenda. “Quando me procurou para sair do PCdoB alegou necessidade de construir projeto eleitoral que ele não avaliava como fazer em nosso partido”, disse Márcio. “Acertou ida para o PSB e depois mudou de ideia e rumou para o PDT. Processo normalíssimo, tem todo o direito de fazê-lo, mas não é correto dizer que foi por qualquer mudança de posição do PCdoB Maranhão”, sentenciou. Em entrevista coletiva ontem quando anunciou sua filiação ao PDT, Portela disse que Márcio havia afirmado categoricamente que não apoiaria Brandão.
Caso Colinas
Márcio Jerry disse ainda ao blog do Clodoaldo que não existem mais desavenças com Carlos Brandão em função de disputa local em Colinas. “O nome escolhido foi do vice governador Carlos Brandão, aliado nosso em 2014, 2018 nos pleitos estaduais; e meu aliado em Colinas desde 2014, com alianças vitoriosas em 2016 e 2020. Em 2016 vencemos em Colinas com chapa liderada pelo PDT em aliança com o PCdoB, e em 2020 em chapa liderada pelo PRB e PCdoB”, alegou.
Coutinhos com Weverton e Brandão
O prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, declarou apoio ao senador Weverton para o Governo do Estado. Durante o anúncio, estiveram presentes o deputado federal Juscelino Filho e o presidente da Famem, prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier. Já a cunhada de Ferdinando, deputada Cleide Coutinho, fechou com o vice-governador Carlos Brandão.
Sem surpresa
Não causou nenhuma surpresa o anúncio da ex-governadora Roseana Sarney de que disputará o mandato de deputado federal. Não será nenhuma novidade, também, o MDB apoiar a candidatura de Carlos Brandão ao governo.
Duarte Jr. líder do bloco
O deputado estadual Dr.Yglésio Moyses (PROS) encaminhou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa comunicando sua saída do Bloco Unidos pelo Maranhão. O motivo é o fato de que o deputado Duarte Jr. será o líder do bloco governista. O deputado Adelmo Soares já tinha o apoio e a assinatura da maioria dos deputados do bloco, mas decidiu retirar seu nome.
MDB e PV
Com a saída do deputado Yglésio, o Bloco Unidos pelo Maranhão terá 12 deputados. Yglésio pode fazer uma composição com MDB e PV. Outra polêmica se dá em relação ao processo de escolha dos membros da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia Legislativa. O deputado petista Zé Inácio informou que será pedida a anulação da eleição da CCJ por não ter obedecido, segundo ele, o regimento interno da Alema. O pedetista Márcio Honaiser foi eleito para presidir a CCJ.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.