Fechar
Buscar no Site

Notinhas – Informe JP

Declaração polêmica

Repercutiu negativamente, no plenário da Assembleia Legislativa, a forma grosseira como médico João Bentivi, pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PRTB, tratou um farmacêutico responsável por uma drogaria que não conseguiu decifrar as palavras que ele havia escrito em uma receita médica. O fato ganhou repercussão nacional.

Em discurso, o deputado Othelino Neto advertiu que “a arrogância se materializou naquele profissional que, nas palavras do próprio presidente do Conselho Regional de Medicina, cometeu um erro pelo próprio regulamento da Medicina”.

O deputado lamentou os adjetivos desagradáveis usado por Bentivi para referir-se ao farmacêutico, tais como “idiota”, “imbecil”, pelo fato de o profissional não ter conseguido entender os garranchos no papel, ato reprovado pelo Conselho Regional de Farmácia e Conselho Regional de Medicina.

‘Órfãos’ de Roseana

Os maranhenses invadiram o Distrito Federal. Ou melhor: parte do corpo técnico do governo de Roseana Sarney (PMDB) desembarcou em Brasília nos últimos meses para se alojar no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB).

São cerca de 60 pessoas. Todas passaram a ocupar bons empregos – inclusive secretarias de Estado.

Quem pilotou a invasão foi o vice-presidente da Câmara Legislativa, o deputado distrital Agaciel Maia, ex-diretor geral do Senado por 14 anos, carne e unha com o ex-senador José Sarney. (Ricardo Noblat)

Cursos a distância

Em caráter definitivo, o Ministério da Educação autorizou a FACAM (Faculdade do Maranhão) a oferecer os cursos a distância de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 5 de outubro de 2015, e aguarda a liberação de mais cinco cursos cujos processos estão em fase de tramitação.

Segundo informou o reitor, ex-deputado César Bandeira, a FACAM cumpriu toda a legislação pertinente, o que levou o MEC a editar a portaria encerrando a situação provisória e abrindo espaço para o definitivo, tendo em vista que a instituição de ensino superior já havia sido fiscalizada para que fosse cumprida a determinação de polo definitivo.

Queda do FPE

Os repasses federais para os estados, segundo especialistas, tiveram uma queda da ordem de 20% a 40%, o que está levando as unidades mais pobres da Federação a apertarem o cinto, cortarem gastos, elevar a carga tributária dos produtos de luxo supérfluos e até parcelar pagamento de salários.

Segundo assessores do governador Flávio Dino, o Maranhão quer evitar o que já está ocorrendo nos estados do Amapá, Piauí, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Rio Grande do Sul, que não estão conseguindo sequer manter em dia o salário dos servidores.

Alguns estão parcelando o pagamento, fato inédito na história do serviço público.

Dormiu no ponto?

Os deputados Adriano Sarney e Edilázio Júnior passaram a reclamar da nova alíquota sobre os produtos de luxo supérfluos que passará a vigorar a partir de 2016.

Na avaliação de parlamentares governistas, a atitude dos dois deputados ligados ao grupo Sarney não faz sentido, já que eles estavam presentes em plenário e votaram pela aprovação da matéria.

Descontentes

O deputado Cabo Campos disse que ficou bastante decepcionado com a atitude de alguns policiais que convocaram para ontem uma assembleia geral na Fetiema alegando que a categoria estaria insatisfeita com sua atuação parlamentar.

Parlamentar atuante em defesa da classe, Campos protestou, mas anunciou que estaria lá na Fetiema para prestar esclarecimentos sobre o mandato aos seus colegas de farda.

Campos lamentou a falta de instrumento para tornar mais visível sua atividade parlamentar.

Queda de braço

Assessores do deputado Welington do Curso começaram a espalhar aos quatro cantos da Assembleia Legislativa sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís pelo PPS.

Argumentam que com a saída de Eliziane Gama para o partido Rede Sustentabilidade, o parlamentar possui todas as credenciais para concorrer ao cargo majoritário nas eleições de 2016.

A nova direção do PPS, no entanto, pensa diferente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens