Fechar
Buscar no Site

Notinhas – Informe JP

Afagos políticos

e teve momentos de descontração com Flávio Dino e Edivaldo

Os afagos políticos entre o ministro da Saúde e o governador do Maranhão marcaram os discursos durante a solenidade de recepção dos 118 novos médicos do programa federal que atuarão no Estado. Arthur Chioro, que comanda a pasta em nível nacional, disse ao público que a ampliação do programa no Maranhão tinha um sentido também ‘político’ para reafirmar os êxitos do programa, e que Flávio Dino conta com o apoio do Governo Federal para “enfrentar a tarefa de governar o Estado”.

Chioro relatou, ainda, alguns detalhes das reuniões realizadas por Flávio Dino na semana passada em Brasília, quando percorreu diversos ministérios para impulsionar os projetos do Maranhão junto ao governo Dilma. “Ele me convidou na semana passada e eu fiz questão de vir, marcar essa agenda com ele,” brincou sobre a agilidade na organização do evento.

E o governador, que discursou em seguida, não perdeu a ‘deixa’ e completou o relato. “Convidei ele: Visite o Maranhão’, e ele logo abriu a agenda e marcou de vir”. Dino disse que não esperava que o atendimento ao seu convite fosse tão rápido.

O ministro também elogiou as novas políticas de Saúde implantadas pelo Governo do Estado sob a gestão dinista. Segundo ele, o governador do Maranhão possui como poucos a “clareza de compromissos com os avanços na saúde”. Nesse momento, Chioro falava sobre os debates acerca de projetos para o Maranhão que teve com Flávio Dino na sede do Ministério da Saúde em Brasília.

Sem rumo

Em discurso, ontem, na Assembleia Legislativa, a deputada Andrea Murad alertou os deputados da base do governo para uma possível paralisação dos fornecedores da saúde pública do Maranhão.

De acordo com a parlamentar, as empresas que administram os hospitais do sistema denunciaram que estão sem receber das OSCIPS há meses e que devem paralisar na próxima quarta-feira (4). Titular da Comissão de Saúde na AL-MA, Andrea pediu que os deputados governistas mediassem a situação para evitar os transtornos à população.

Fontes da Secretaria de Estado da Saúde garantem que essa possibilidade de greve no sistema de saúde não existe e que a questão com as OSCIPS está sendo tratada da melhor forma possível.

Aumento para professor contratado

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, projeto do Poder Executivo fixando os salários dos professores contratados, temporariamente.

Na mensagem, o governador Flávio Dino esclarece que o projeto foi idealizado para aumentar o vencimento do professor contratado, que passou de R$ 950,00, pagos em 2014, para R$ 1.092,50, um acréscimo de 15%.

O projeto beneficia com o aumento, a partir deste mês, professores da Educação Básica, Educação Especial l, Educação do Campo, Educação Indígena e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com regime de 20 horas semanais.

Veto total

Comandada pelo deputado Eduardo Braide, a bancada do governo manteve, ontem, o veto da ex-governadora Roseana Sarney ao projeto de lei do deputado Roberto Costa que tratava de concessão de CNH (carteira nacional de habilitação) para os jovens.

Líder do Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, Braide esclareceu que o veto encaminhado pelo Poder Executivo foi total, por inconstitucionalidade. Ele explicou, ainda, que a Procuradoria do Estado observou vício em relação à questão orçamentária, uma vez que gera despesas, e que, portanto, só quem teria tal iniciativa seria o Executivo.

Caminho de volta

O secretário de Ciência e Tecnologia, deputado Bira do Pindaré, pavimenta seu caminho de volta ao PT. Na última reunião da corrente “Militância Socialista”, ficou decido que a meta prioritária da tendência será levá-lo de volta para Partido dos Trabalhadores.

Filiado ao PSB, legenda pela qual conquistou a reeleição, o retorno do parlamentar, no entanto, não será fácil. A resistência principal, segundo uma fonte petista, estaria nos deputados José Carlos Nunes e Zé Inácio, temerosos de concorrência nas eleições de 2018.

Emenda impositiva

O deputado César Pires quer que a Mesa Diretora da Casa coloque em votação, na sessão de segunda-feira, o projeto de emenda constitucional que obriga o governo a pagar as emendas parlamentares, já aprovado no final de 2014, na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Como argumento para reabrir a discussão, César lembra o projeto de Orçamento Impositivo, que deveria ser votado após o parecer favorável da CCJ, e que “serve como garantia de que nós temos o direito de receber como parlamentar as nossas emendas”. Ele destaca ainda que o Congresso Nacional acaba de aprovar o Orçamento Impositivo.

Humberto pede licença

O deputado Humberto Coutinho deve seguir na próxima quinta-feira para São Paulo a fim de submeter-se a uma cirurgia corretiva e deve ficar ausente por um período de quinze dias.

Em seu lugar assume interinamente o vice-presidente, Othelino Neto, que já comandou as sessões plenárias nos últimos dois dias e vai continuar dirigindo os trabalhos até o retorno de Humberto.

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral deve julgar amanhã o pedido de cassação do prefeito de Bacabeira, Alan Linhares. O relator do processo, desembargador Guerreiro Júnior, colocou a matéria na pauta dos julgamentos da primeira sessão do mês de março.

Segundo consta nos autos do processo, protocolado em 2012 pela coligação “Bacabeira União de Todos Nós”, Linhares teria cometido abuso de poder econômico, político e de autoridade e captação ilícita de sufrágio nas eleições daquele ano.

MIUDINHAS

• O governador Flávio Dino recebe, hoje, a embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote. A recepção à embaixadora ocorre às 17h30, no Palácio dos Leões para discutir parcerias e projetos em prol do desenvolvimento social do Maranhão.

• As federações e ligas esportivas do Maranhão têm até sexta-feira (6) para realizar o cadastro e atualização de dados junto à Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens