Fechar
Buscar no Site

Notícias do movimento grevista dos militares

Presidente da Câmara Municipal se reúne com militares grevistas

Astro de Ogum e vereadores reunem com militares grevistas (2)

O presidente em exercício da Câmara Municipal de São Luis, vereador Astro de Ogum (PMN), recebeu no final da manhã desta quinta-feira, (27), em seu gabinete, as lideranças do movimento grevista dos policiais militares, cabo Campos, soldado Leite e o cabo Mendonça, presidente da Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão (ASSEPMA), garantindo buscar uma intermediação junto ao Governo do Estado, com relação às reivindicações da categoria.

“Esse é um assunto que não é de alçada desta Câmara. É da esfera estadual, mas aqui é a casa do povo e temos que ouvir, conversar e saber o que é melhor para a sociedade”, disse Astro de Ogum, logo após manter contato telefônico com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto.

Astro de Ogum estava acompanhado de uma comissão, formada pelos colegas Pavão Filho (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Ricardo Diniz (PHS), Marquinhos (PRB) e Beto Castro (PRTB). Todos eles concordaram com a decisão de Astro de Ogum.

Os militares estão acampados desde a noite de quarta-feira, (26), no pátio da Câmara Municipal. Eles discordam dos 5,6% a título de reajuste salarial concedido pelo governo, a ser implantado ainda em novembro, numa antecipação do que seria concedido em 2015.

Os grevistas dizem que estão com perdas que chegam a 79%, com base em URV nunca paga, reajuste de 21% desde o governo Zé Reinaldo e cobram também melhores condições de trabalho, além do aumento do contingente.

O soldado Leite reiterou que o governo está anunciando a nomeação de 1800 militares, mas esconde que 1600 estão sendo aposentados.

Vereadora pede ao governo anistia à militares grevistas

Rose Sales quer anistia para Cabo Campos e soldado Leite (2)

Por meio de uma indicação apresentada e aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís, na última terça-feira, (25), a vereadora Rose Sales (PCdoB) fez pedido de encaminhamento de ofício à governadora Roseana Sarney Murad “solicitando a vossa excelência que faça gestão junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública e ao comando geral da Polícia Militar autorizando a anistia do cabo Campos e do soldado Leite, a fim de romper com a conotação de retaliação e abuso por parte do Governo do Estado”, enfatiza ela.

A parlamentar comunista afirma que os militares encontram-se em luta “na busca por melhores salários e condições de trabalho, o que não implica ato de insubordinação, mas de recomposição de dignidade que deve haver no exercício de qualquer atividade remunerada”.

Rose Sales acentua também que “requeiro na oportunidade a importância de vossa excelência efetuar as garantias de valorização profissional aos policiais militares, que mesmo em condições adversas de trabalho, como insuficiência de efetivo, remuneração, carga horária, periculosidade, insalubridade, adicional noturno e fardamento, entre outras, mantêm um trabalho abnegado e sério em favor da população”.

Na sua proposição, Rose Sales apela ao bom senso dos gestores para entenderem a situação que se encontra a Polícia Militar do Maranhão, necessitando de uma implantação de uma política de segurança voltada para o reconhecimento do trabalho empreendido pelos policiais militares e civis, apesar de enfrentarem inúmeras adversidades para desempenharem suas atividades. “Diante de tudo que estamos presenciando, que contribui para a fragilização da segurança pública em nosso Estado, estaremos confiantes que não haja radicalização de ambas as partes para que alcancemos um denominador comum para solucionar essa situação”, finaliza ela.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens