Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Brandão reage

 

O governador Carlos Brandão editou decreto que, a partir de 30 de setembro de 2025, revoga todas as cessões, requisições e disposições de servidores da administração estadual, direta e indireta. A determinação obriga que todos os funcionários cedidos a outros órgãos retornem imediatamente aos seus cargos de origem.

Assessores de Dino alcançados

A medida atinge, inclusive, assessores do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino: os procuradores do Estado Túlio Simões e Lucas Pereira, atualmente cedidos à Corte, e Márcio André Moraes dos Santos, tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão. A partir de 1º de outubro, nenhum servidor estadual poderá permanecer em outros órgãos, sejam eles do Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Contas, prefeituras ou até mesmo da União e de outros estados. A decisão ocorre em meio à crise institucional envolvendo o afastamento do procurador-geral do Estado, Valdênio Caminha, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, e ao acirramento das tensões políticas entre Brandão e aliados de Flávio Dino.

 

PF abre inquérito a mando de Dino

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que instaurou Inquérito Policial para apurar denúncias sobre um suposto esquema de compra de vagas no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A comunicação foi feita pelo diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em resposta a determinação do ministro Flávio Dino no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.780. Os documentos relatam que a Assembleia Legislativa do Maranhão teria conduzido, de forma sigilosa, o processo de escolha do advogado Flávio Costa para o cargo de conselheiro do TCE, supostamente para ocultar vínculos pessoais e empresariais com o governador Carlos Brandão (PSB). Também apontam a possível oferta de vantagens indevidas para provocar a aposentadoria antecipada dos conselheiros Joaquim Washington Luiz de Oliveira e Álvaro César de França Ferreira.

 

Conselheiros se defendem

Os conselheiros aposentados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Álvaro de França Ferreira e Washington Oliveira, se manifestaram. Em nota, Álvaro França negou qualquer irregularidade e afirmou que sua saída foi motivada por problemas de saúde. “Minha decisão de me aposentar voluntariamente foi motivada exclusivamente por questões médicas, devidamente comprovadas e conhecidas por meus colegas e equipe de trabalho”, declarou. Já Washington Oliveira não comentou as suspeitas de venda de vaga. Em sua manifestação, preferiu destacar a carreira política e revelou ter deixado o cargo para assumir uma secretaria no governo Brandão. “Em 2024, recebi o convite do governador Carlos Brandão para assumir a Secretaria de Representação do Maranhão em Brasília e, por já ter tempo para me aposentar, aceitei”, disse o ex-conselheiro.  Brandão tentou indicar para as duas cadeiras o seu advogado pessoal, Flávio Costa, mas não obteve êxito. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou abertura de inquérito pela Polícia Federal.

“Você é uma guerreira!”, diz Sarney sobre Roseana

O ex-presidente da República, José Sarney, publicou um vídeo para comentar sobre o estado de saúde da sua filha, a deputada federal e ex-governadora Roseana Sarney, que nesta semana anunciou que está com câncer de mama. “Roseana é minha filha, mas também é minha amiga, minha companheira de tantas jornadas e minha inspiração. Hoje, ela enfrenta uma batalha dura, mas sei que sua força é maior que qualquer obstáculo. Já a vi superar desafios que pareciam impossíveis. Vi sua coragem quando outros recuariam. E agora, estarei ao seu lado, como sempre estive – como pai, como amigo e como alguém que acredita na vitória. Minha oração é para que Deus, com a intercessão de Santa Dulce dos Pobres, lhe dê serenidade e saúde. Minha certeza é que ela sairá dessa ainda mais forte. Te amo, minha filha. Você é uma guerreira! Estamos juntos, sempre”, disse Sarney.

 

O passatempo de Bolsonaro na prisão domiciliar

Preso em casa sem poder usar celular e computador, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem recorrido à televisão como principal passatempo. Segundo aliados que o visitaram nos últimos dias, Bolsonaro gasta a maior parte do dia assistindo canais de notícias e jogos de futebol na TV. O ex-presidente tem optado por receber as visitas na parte interior da casa, localizada no bairro Jardim Botânico, área nobre de Brasília.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens