Notas Rápidas
“Eu ando armado e quem vier tentar me matar vai pegar tiro!”, diz Yglésio
https://www.instagram.com/reel/DM1L5-ApnxZ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
O deputado estadual Yglésio Moyses conversou com os jornalistas John Cutrim, Ricardo Marques e Luisa Rabelo no programa Expediente Final da Difusora (93,1FM) após a divulgação do seu nome em uma lista de execução da influenciadora digital Tainá Sousa, investigada por liderar um grupo criminoso envolvido na promoção de jogos de azar e lavagem de dinheiro proveniente dessas atividades ilícitas.
O parlamentar revelou que está preparado para enfrentar a organização criminosa e afirmou que reagirá com tiros caso venha ser atacado, já que possui porte de arma.
“Quando a gente entra no combate ao crime organizado, tem que estar preparado. Se algum bandido acha que me intimida com questão de ameaça, eu ando armado, eu tenho porte de arma, tenho colete, quem vier tentar me matar, vai pegar tiro também, venha preparado para pegar tiro também”, disparou Yglésio.
De acordo com o deputado, a Assembleia Legislativa já foi informada e deve reforçar a escolta. A presidente da Casa, Iracema Vale, divulgou nota de solidariedade. “É inadmissível qualquer forma de intimidação ou violência contra agentes públicos e profissionais que exercem seu papel em defesa da legalidade e do interesse coletivo. Não se pode tolerar a tentativa de silenciar, constranger ou coagir aqueles que atuam com responsabilidade e compromisso com a sociedade. Reafirmamos nosso absoluto repúdio a atos de violência e reiteramos o compromisso da Assembleia Legislativa do Maranhão com a democracia, o respeito às instituições e a proteção aos direitos fundamentais”.
Prisão
A prisão da influenciadora digital Tainá Sousa ocorreu após a análise de mensagens encontradas em um dos celulares apreendidos durante a “Operação Dinheiro Sujo”, deflagrada na última quarta-feira. As investigações revelaram que a influenciadora elaborou uma lista contendo nomes de autoridades públicas e profissionais da imprensa que estariam marcados para morrer. Todos os citados têm atuação destacada no combate aos jogos ilegais, especialmente ao popular “Jogo do Tigrinho”. O deputado Yglésio Moyses, assim como o jornalista Domingos Costa e o delegado Pedro Adão, tinham atuação ativa contra os jogos de azar, fator que teria motivado os planos de execução, segundo as investigações. A intenção da líder criminosa era assegurar sua impunidade e manter os ganhos milionários decorrentes da atividade ilegal.
Afagos entre Dino a Sarney
Durante a abertura do XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em São Luís, o ministro do STF, Flávio Dino brincou com o ex-presidente José Sarney sobre a realização de atividade sobre a vida fitness. De acordo com Dino, Sarney nunca malhou e hoje está com 95 anos. “Estou profundamente intrigado com o presidente Sarney porque a minha esposa, muito rigorosa, diz que eu tenho que fazer atividade física, que eu tenho que malhar, e eu sempre usei o presidente Sarney como escudo. Olha o presidente Sarney nunca fez atividade física na vida e está aí beirando com certeza, se avizinha dos 100 anos”, brincou Dino.
Indefinição
Aguarda-se para os próximos dias uma decisão acerca do comando do PSB no Maranhão. Uma outra reunião da direção nacional deve definir se a legenda continua com o governador Carlos Brandão ou passará para as mãos da senadora Ana Paula Lobato, esposa do deputado Othelino Neto, opositor do governo. Brandão segue trabalhando para manter o controle da sigla articulando uma nominata forte de deputados.
Deputados retomam votações após recesso
Os deputados retomam as votações no Plenário na próxima semana, após o recesso parlamentar. Para a sessão marcada para a terça-feira (5), estão na pauta o projeto que cria o Estatuto do Aprendiz (PL 6461/19); a proposta que trata do crime de assédio sexual no Código Penal Militar (PL 582/15); e a Medida Provisória 1296/25, com medidas para acelerar a concessão de benefícios no INSS. Outros temas devem entrar em debate nas próximas semanas. Está pronto para votação no Plenário o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês a partir de 2026.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.