Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Orleans diz que Brandão irá decidir com grupo sobre senadores

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, anunciou, em ato num hotel de São Luís, o apoio do partido à pré-candidatura a governo do secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão (MDB).

Na oportunidade, Rueda disse que a federação terá o ministro André Fufuca e o deputado Pedro Lucas como candidato a senadores. “Aqui, esse partido, essa federação, vai dar o norte e a partir de hoje você, Orleans, vai deslanchar, pode qualquer partido fraquejar, mas essa federação não vai fraquejar. Agora tem um bom problema pra vocês. Nós teremos dois senadores, o André Fufuca e o Pedro Lucas. Tenho certeza que será a maior vitória”, afirmou o presidente do União.

Diante da declaração de Rueda, Orleans Brandão agradeceu o apoio da federação e em relação às vagas na chapa de Senado afirmou que o governador Carlos Brandão é quem irá decidir a formação da chapa com anuência de todo o seu grupo político.

Sobre a possibilidade de mudar de partido, Orleans disse que permanece onde está, no MDB.

Ausência

O deputado federal Juscelino Filho foi uma das ausências no evento do União Progressista. Tanto o ministro André Fufuca quanto o deputado Pedro Lucas destacaram a importância e a liderança de Juscelino e revelaram que o diálogo vem sendo mantido para que ele também esteja junto no projeto.

Iracema comenta sobre PSB

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, comentou a possível tomada do PSB pela senadora Ana Paula Lobato (PDT). “Há rumores no partido que não me agradam. Eu sou leal na política”, disse ela durante evento da federação União Progressista. O deputado estadual Othelino Neto confirmou que conversas estão acontecendo para que a senadora Ana Paula assuma o comando do PSB no Maranhão, mas sem definição. A declaração foi dada ao programa Expediente Final da Difusora News. “Existe uma tratativa com a senadora Ana Paula quanto à possibilidade dela comigo ir para o PSB. Não existe nada definido, nem por mim e nem por ela. As tratativas estão acontecendo”, disse Othelino aos jornalistas Ricardo Marques, John Cutrim e Luisa Rabelo na Difusora. Aliados de Brandão garantem que “o jogo ainda está sendo jogado”.

Convite

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, convidou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, e outros membros governistas do PSB, para se filiar ao União Brasil. Partido de Iracema e do governador Carlos Brandão, o PSB pode ficar sob o comando da senadora Ana Paula Lobato no estado. “Minha presidente Iracema, se você precisar de um partido, você está desde já convidada. Você aqui será acolhida e todos que estão no projeto do Orleans serão acolhidos na federação União Brasil, que vai fazer a maior bancada de deputado estadual e federal”, asseverou Rueda.

Trump também mandou cancelar visto de Flávio Dino

O governo dos Estados Unidos decidiu cancelar o visto não só do ministro Alexandre de Moraes, mas também de outros sete magistrados do Supremo Tribunal Federal, entre eles Flávio Dino. A medida em retaliação a decisão de Moraes de por tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro. O cancelamento dos vistos se estende a familiares dos ministros do STF. Na lista estão ainda Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes. A justificativa formal para anular os vistos, segundo divulgado pela Casa Branca, foi que as pessoas atingidas se enquadram em situação que “possivelmente teria consequências adversas e graves para a política externa dos EUA”.

De fora

Já André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques não teriam sido prejudicados. Mendonça e Nunes Marques foram nomeados por Bolsonaro para o STF. Fux tem questionado votos e penas de acusados de tentativa de golpe no País. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado do governo de Donald Trump, Marco Rubio. À exceção de Gilmar Mendes de Moraes, os demais ministros foram indicados para vaga no STF por gestões petistas. Gilmar foi nomeado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Moraes por Michel Temer.

Paulo Victor reage a Rueda

O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSB), reagiu à declaração de apoio do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, ao vereador Marquinhos na disputa da presidência da Câmara da capital. “Marquinhos é meu candidato e será o próximo presidente da Câmara. Nosso partido não vai abrir mão desse espaço. Eu venho pessoalmente pra São Luís fazer campanha pra ele”, afirmou Rueda. Em reposta, Paulo Victor reafirmou seu apoio a pré-candidatura do vereador Beto Castro (Avante) à presidência da Casa em 2026. “O novo sempre despertou perplexidade e resistência! Talvez não tenhamos toda articulação ou força proporcional de uma grande máquina, mas descobrimos juntos em nossas vidas que as dificuldades fortalecem a vontade e aumentam o poder de resistência. A Câmara de São Luís  é constituída por homens e mulheres que formam o reflexo da nossa querida São Luís. Desejo ao irmão  muita coragem e meu total apoio em toda caminhada. Seremos sempre Câmara, sempre São Luís”, disse Paulo Victor.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens